22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

TJ-PI nega substituição da prisão por medidas cautelares para acusado de matar Aretha Dantas

Foto reprodução. Fonte: G1 Piauí.

A Justiça negou o pedido da substituição da prisão preventiva por medidas cautelares para Paulo Alves dos Santos, acusado do feminicídio da ex-companheira Aretha Dantas.

O juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, também homologou o laudo de sanidade mental do réu.

“A manutenção da prisão preventiva se encontra justificada, pela necessidade de garantir a ordem pública, em função da gravidade concreta do fato e a motivação do delito”, justificou o juiz.

vítima foi morta com 28 facadas e atropelada na Avenida Maranhão, Zona Sul de Teresina, em 15 de maio de 2018. A prisão preventiva de Paulo Alves dos Santos Neto, ex-companheiro da vítima na época, foi decretada e cumprida dois dias depois.

Para o juiz, o fato do denunciado ser réu primário, ter bons antecedentes, residência fixa e ocupação lícita, não são suficientes para descaracterizar a necessidade da prisão. “Desse modo, tem-se por incabível, nesse momento, a concessão de liberdade provisória ao acusado, porque permanecem intactas as circunstâncias que justificaram a sua prisão”.

Na decisão, o magistrado confirmou que a prisão temporária de Paulo Alves ultrapassou o limite previsto em lei, contudo, não há configuração de ilegalidade. “A manutenção da prisão se operar de maneira justificada: gravidade concreta do crime e circunstâncias do fato, que demonstram sua periculosidade, bem como a existência de risco à ordem pública”, concluiu.

Laudo homologado

O juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, também homologou o laudo de sanidade mental do réu, atendendo a pedido do Ministério Público. A defesa, que pediu pela anulação do exame, teve o pedido negado.

O magistrado declarou que o exame foi suficiente para atestar a possibilidade de autoria e responsabilização do réu pelo fato criminoso.

Fonte: G1  Piauí.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais