28.8 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

13% dos estudantes de ensino fundamental e médio do Piauí sofreram importunação sexual, diz IBGE

Foto ilustrativa reprodução — Foto: TV Globo/Reprodução

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019 registrou que quase 13% dos estudantes de 13 a 17 anos do Piauí já sofreram importunação sexual, e 5,6% relataram já ter sido estuprados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (10).

As meninas são vítimas mais frequentes de importunação sexual e de estupro no Piauí. Segundo a pesquisa, 17,7% das adolescentes relataram ter sido importunadas sexualmente, enquanto entre os meninos o índice é de 7,3%.

Sobre os casos de estupro, 7,3% das meninas entrevistadas relataram ter sido vítimas, assim como 3,7% dos meninos.

A PeNSE foi realizada em 2019 em todo o Brasil. Segundo a Pesquisa, o Piauí possuía em 2019 201.869 estudantes com idades entre 13 e 17 anos. 86,6% deles estavam matriculados em escolas públicas, e 13,4% na rede privada.

Importunação sexual

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa, o índice de casos de importunação sexual é maior entre estudantes de escola privada: 16,5% deles teriam sido vítimas desse tipo de violência, enquanto 12,2% nas escolas públicas.

A importunação sexual é cometida na maioria dos casos (27%) por namorados, ex-namorados ou “ficantes” dos adolescentes. 22,6 % dos casos é cometido por amigos, e 13,7% por familiares das vítimas. 6% dos casos teriam sido cometidos por pai, mãe, padrasto ou madrasta.

Estupro

Ainda segundo a pesquisa, 5,6% dos estudantes do Piauí relataram que foram vítimas de estupro. Os crimes de estupro foram mais frequentes contra estudantes de escola pública (5,8% dos estudantes) do que entre os de escola privada (4,4%).

Na maioria dos casos (24,8%) o crime teria sido cometido por namorado, ex-namorado ou “ficante”. Em 22%, os adolescentes relataram ter sido abusados por um amigo. 24% teriam sido vítima do crime por familiares, e em 8,2% dos casos pelo pai, mãe, padrasto ou madrasta.

Segundo IBGE, 13% dos estudantes de ensino fundamental e médio do Piauí sofreram importunação sexual — Foto: IBGE

Segundo IBGE, 13% dos estudantes de ensino fundamental e médio do Piauí sofreram importunação sexual — Foto: IBGE

Ainda sobre os casos de estupro, a pesquisa observou que quanto mais jovens são as vítimas, mais elas são vulneráveis aos criminosos (Gráfico acima).

Quase metade (47,5%) dos adolescentes que contaram ter sido vítima de estupro tinham menos de 13 anos quando o crime aconteceu. A proporção cai conforme a idade dos adolescentes avança. 2,9% dos casos aconteceram quando os estudantes tinham 17 anos de idade.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais