30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

5.408 PMs farão a segurança das eleições 2018 no Piauí

A tropa de 5.408 PMs que irá atuar na segurança dos 224 municípios do Piauí, durante a votação do domingo (07), começou a se deslocar na manhã desta quinta-feira (04). Esse número corresponde a 95% do efetivo total do Estado. A polícia conta ainda com um efetivo de reserva de 100 militares.

De acordo com o coordenador geral de operações da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, a atuação da polícia ocorrerá em parceria com a Justiça Eleitoral. “Estamos seguindo mais uma etapa do nosso planejamento prévio que foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aos juízes eleitorais. A tropa foi instruída e ontem tivemos uma palestra com a Justiça Eleitoral no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e todos os comandantes que vão atuar nas cidades, receberão orientação e uma cartilha”, destacou

O Piauí possui  3.608 locais de votação distribuídos entre a capital e o interior. “ Hoje fazemos o embarque da capital para o interior em 12 quartéis da Polícia Militar. Ao todo a PM coloca 5.478 PM na operação e temos 3.608 locais  de votação na capital e interior e cada local teremos pelo menos um policial militar. Eles vão chegar nos locais com a urna e vão fazer a guarda”, explicou.

Os policiais irão atuar na segurança e no combate aos crimes eleitorais como compra de votos. “Os crimes mais corriqueiros é a boca de urna, captação de eleitor, distribuição e material de campanha, o transporte irregular de eleitores. Ou no caso da flagrante. São 82 zonas eleitorais que terão cada uma um tenente-coronel ou um major. Os outros municípios terão um capitão ou tenente servindo de elo com a justiça eleitoral. Temos uma tropa reserva de operações”, disse.

Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais