26.1 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

A juventude picoense inserida na igreja como ferramenta de transformação e inclusão social

“Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Essa frase da música de Jorge Trevisol traz uma ideia de que a juventude é primordial para a Igreja Católica possuir um rosto jovem. A juventude picoense luta pela transformação e inclusão social e tem como objetivo mostrar para a sociedade um novo jeito de ser igreja, sem esquecer os preceitos cristãos.

A Pastoral da Juventude (PJ) é uma ação organizada pelos jovens que são Igreja, junto com seus pastores e toda a comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens. A cidade de Picos é composta por três paróquias: Nossa Senhora dos Remédios, São José Operário e São Francisco de Assis. E nestas paróquias existe o rosto jovem da Igreja Católica.

Boa parte da comunidade picoense possui grupos de jovens ativos. E que são realizados encontros semanalmente ou quinzenais. E nessas reuniões, os grupos têm o propósito de falar da palavra de Deus, para eles embasada na Bíblia, e discutir temas da sociedade.

Para o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude Fábio Borges, é preciso ter jovens engajados para que os trabalhos pastorais sejam disseminados pela própria juventude. “Através da inserção da juventude na comunidade eclesial conseguimos repassar para esses jovens valores da fé e moral cristã. E os nossos jovens são o presente da nossa igreja, onde sabemos que esses jovens são de extrema importância para a vitalidade da continuidade das atividades da igreja”, -Disse.

images
Imagem reprodução do Google imagens

O grupo de jovens do bairro São José, o JUCC (Jovens Unidos Caminhando Com Cristo) é um dos grupos mais atuantes na diocese de Picos. Júnior Santos, coordenado do JUCC, destaca que a juventude representa para ele um compromisso de fé com a igreja. “É como um amor incondicional. A juventude é o agora onde devemos lutar para mudar a realidade trágica na qual assola os nossos dias”, Destacou.

IMG-20160709-WA0035
Foto: Arquivo pessoal

Muito tem se discutido sobre a atuação da juventude na Igreja e na sociedade. De modo que tem se questionado qual o real papel deles no século XXI. Muitas pessoas veem a importância do jovem dentro da igreja. Na comunidade Umari existe outro grupo de jovens que faz parte da juventude picoense, o JUBS (Jovens Unidos Buscando à Santidade). “É importante o jovem na igreja, pelo fato de ele escolher o caminho de Deus, sem escolher os diversos caminhos que o mundo tem para oferecer. É procurar seguir e conhecer as virtudes de Cristo e da virgem Maria, além da alegria de ter jovens dentro da igreja. Mostrando que a igreja é um lugar de todos. E um lugar onde os jovens tem espaço para socializar, estudar, rezar e entender a santa igreja”, Finalizou Matheus Luz, coordenador do JUBS.

20151205_180414
Foto: Arquivo pessoal

As pessoas que nunca participaram se questionam sobre o que é debatido em um grupo de jovens e como é a dinâmica dos encontros. O ex-coordenador, e hoje auxiliador do JUC (Juventude Unida em Cristo) do bairro ipueiras, Júlio Luz, que atuou no grupo durante quatro anos, relata que a juventude tem uma atuação vasta, participando de missas, missões, festas, criação de projetos como gincanas sociais e praticando atos de caridade. “O dinamismo do grupo parte daquilo que carregamos enquanto Pastoral da Juventude, de não ficarmos presos a uma só atividade. Como temas trabalhados, podemos citar “drogas”, “vida, com ênfase em suicídio”, “civilização do amor”; “sexualidade”; “mártires e santos”; “desigualdade social”, e também, concomitantemente, temas que dizem respeito à preparação para os jovens que buscam receber o sacramento da Confirmação”, concluiu.

IMG-20160709-WA0041
Foto: Arquivo pessoal

Cada grupo de jovens tem suas peculiaridades, seu modo de ser e agir. Porém a juventude picoense tem ideais em comum, que são a evangelização de jovens e sua inserção dentro da igreja. Desse modo trazendo para a igreja católica não só o rosto jovem, como também, a vitalidade, alegria e esperança da transformação social.

Reportagem produzida pelo colunista do portal Cidades em Foco: Jornalista Isael Pereira

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais