27.7 C
Jacobina do Piauí
17 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralJacobina do Piauí

A secretaria municipal de educação de Jacobina irá realizar uma Gincana Educacional nesta sexta (27)

A gincana evolverá todas as escolas do ensino fundamental II da sede e zona rural. Envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã, tarde e noite sendo equipes formadas por turmas dos respectivos turnos.

A realização está prevista para a próxima sexta-feira (27), no Ginásio Poliesportivo no centro da cidade. Os participantes serão os alunos do ensino fundamental II 6º ao 9º.

O objetivo é estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer e aprender a ser.
Além disso, promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.

Francisco Almeida, Secretário de Educação de Jacobina do Piauí - PIFrancisco Almeida, Secretário de Educação de Jacobina do Piauí – PI

Abaixo o regulamento:

ESTADO DO PIAUÍPREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA DO PIAUÍ-PI

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SEMEC 

Rua: Raimundo de Almeida, s/n – centro Jacobina do Piauí-PI.

CEP 64755-000. CNPJ 41.522.368/0001-05

REGULAMENTO GERAL DA GINCANA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL ll DAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE  JACOBINA DO PIAUÍ

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA Educacional das Escalas do ensino Fundamental ll do Município de Jacobina do Piauí, foi elaborado pela Comissão Organizadora, da Secretaria Municipal de Educação. O mesmo será publicado nos blogs do Município (ojacu.com e cidadesemfoco.com) A Gincana Educacional 2015 tem por tema “MINHA ESCOLA MINHA SEGUNDA CASA) executada  no dia 27 de novembro de 2015.

1.2 A Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã, tarde e noite sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos.

1.3 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso da equipe organizadora.

1.4 O Evento será composto em sua totalidade por: Comissão Organizadora (direção e coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores (professores), Equipe de apoio (funcionários da escola).

1.5   É de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto a Equipe de apoio, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo aos lideres da sua equipe e demais integrantes da mesma.

1.6   É de responsabilidade dos Orientadores e Professores das Escolas a ampla divulgação das provas, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes de Professores, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.

1.7 Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.

  1. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As equipes da gincana serão compostas  por estudantes do Ensino fundamental ll (6° ao 9° ano) das escolas Municipal.

2.2 É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana, salvo os casos em que o pai e/ou responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora, solicitar a não participação do aluno.

2.3 Cada aluno será identificado através de um sorteio a ser sorteada na presença do Professores por série (ano) de turma, devendo com isto procurar meios para identificação de seus integrantes mediante a turma e a Escola.

2.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de identificação por parte dos alunos.

2.5 Os pais e ou responsáveis, bem como demais pessoas da comunidade em geral só poderão participar das tarefas quando solicitados para a realização de alguma prova.

  1. DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

3.1  OBJETIVO GERAL:

Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer e aprender a ser.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.
  • Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.
  • Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
  • Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
  • Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como: música dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico  e promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
  • Exercitar o espírito de liderança e motivação.
  1. DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA

A Gincana abrange três dimensões:

4.1 Aprender a participar.

4.2 Solidariedade.

4.3 Espíritos competitivos.

  1. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

5 .1 A gincana será executada no dia 27 de novembro de 2015.

5.2 Local da gincana – Ginásio Poliesportivo.

5.3 horário a partir das 08h00min horas

  1. DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS

6.1 O acompanhamento da execução das tarefas  relâmpago, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Julgadora conforme regulamento.

6.2. DAS TAREFAS

6.3 – Prova de conhecimentos

6.3.1- A prova de conhecimentos será composta por perguntas de múltipla escolha das disciplinas curriculares.

6.3.2- A cada rodada de perguntas objetivas, os alunos que responderem corretamente as questões marcarão pontos para sua Escola.

6.3.3- Cada rodada terá o valor de 10 pontos por respostas corretas.

6.3.4 – A prova de conhecimento referente as perguntas de disciplina curriculares terá o valor de 10 pontos a cada  acerto.

6.4- Provas relâmpagos

6.4.1- As provas relâmpagos, bem como sua pontuação e tempo, serão divulgadas no momento de sua realização.

6.4.2- Será atribuído o valor de 10 pontos, para cada tarefa relâmpago cumprida.

6.4.3 – CORRIDA DA VASSOURA

Corre um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeira.

6.4.4 – APERTO

Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar dentro de um circulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que a equipe que colocar mais componente dentro do circulo por 30 segundos será a vencedora dessa prova.

6.4.5 – RIMA

Jogam um participante de todas as equipes. Uma pessoa fala uma palavra e a outra tem que repetir com uma palavra que rime com a primeira. Quem não conseguir rimar sai da brincadeira. ( exemplo, Equipar, Ripar. Equipar, Ripar, Brincar. Equipar, Ripar, Brincar, Antecipar etc.).

6.4.6 – PAR OU IMPAR

Jogam um representante de cada equipe (2 equipes). Os participantes deverão pular sobre um quadrado que será desenhado no chão, conforme vão ganhando. É assim: os jogadores escolhem par ou impar uma única vez e vão jogando várias vezes. Quem ganhar avança uma casa (no quadrado). Quem perder fica onde está. E por aí vai até alguém chegar na última casa.

6.4.7 – BOLICHE DE PERGUNTAS

Formam-se dois grupos e cada um tem que derrubar 5 garrafas do campo adversário. As garrafas devem ser derrubadas com a bola e dentro delas há perguntas para os participantes. Quando uma equipe consegue derrubar as 5 garrafas, ela tem que responder as perguntas que estão dentro. Quem acertar todas ganha.

6.4.8 – PÉ COM PÉ

Corrida de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr. Na volta, ele vem (de costas). Ganha quem chegar primeiro.

6.4.9 – CORRIDA DOS SENTADOS

Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.

6.4.10 – Carrinho de mão

Essa atividade para gincana escolar para crianças é ideal para incentivar a cooperação, já que não dá para ganhar sozinho.

Para a competição é preciso dois participantes de cada equipe.

Um dos participantes deve deitar no chão (de barriga para baixo) enquanto o outro levanta suas pernas puxando com as mãos.

O participante que está no chão deve fazer força com os braços, e assim a corrida começa.

A pessoa de trás vai segurando as pernas, enquanto o que estava deitado deve ir correndo com as mãos.

6.4.10  ACERTO AO ALVO

Joga um representante de cada equipe, o jogador tem que arremessar a bolinha e acertar o alvo. Quem acertar marca ponto para sua Escola.

6.4.11 BOMBOM NA LINHA

 Os grupos participantes devem se posicionar em fila de frente aos jurados e um representante do grupo oponente. Cada componente deve segurar a linha na boca com o bombom na outra extremidade, as mãos devem ficar por trás. Dado o sinal, os componentes devem levar o bombom até a boca, sem a ajuda das mãos ou de qualquer pessoa, eles podem usar a língua, lábios, dentes e nada mais. O grupo em que o componente conseguir pegar o bombom primeiro vence a prova.

6.4.12 Pula corda time

Individual, cada participante pula o Maximo de saltos possível em 30 segundos. quem saltar mais vezes e o vencedor.

6.4.13 Matemática rápida

Organiza os alunos de cada equipe por série (ano) e a equipe organizadora escreve a pergunta no quadro, ao sinal do apito o aluno da frente deve  correr ate o quadro e colocar a resposta imediatamente , vence quem for mais rápido

6.4.14 PULA-PULA

Riscam-se duas linhas no chão, separadas por 2 metros de distância. Atrás de uma delas enfileiram-se os jogadores (agachados). Quando o mestre disser “Pula”, todos dão um pulo à frente com os pés juntos e param. A um novo sinal avançam com outro pulo e assim prosseguem até alcançarem a linha de chegada. Quem pular fora da hora  deverá dar um salto para trás. Ganha quem cruzar a chegada primeiro.

6.4.15 CORRIDA DA LADEIRA

Correm um representante de cada equipe nessa corrida de ida e volta que deverá ser feita em uma ladeira. Na ida, os corredores irão subir a ladeira, correndo normalmente. Na volta, eles deverão descer a ladeira rolando pelo chão. Quem chegar primeiro, ganha.

 

6.5. Provas especiais

6.5.1 As provas especiais (animadas) serão julgadas de acordo com os critérios de melhor apresentação 1º lugar 100 pontos  2º lugar 80 pontos e 3º lugar 60 pontos 4° lugar 40 pontos e 5° lugar 40 pontos 6° lugar 40 pontos e 7° lugar 40 pontos.

6.6. Pintura ( desenho)

6.6.1 – A Escola  que por ventura deixar de cumprir suas atribuições referente a pintura (desenho) deixará de ganhar a pontuação de 20 pontos  referente a essa tarefa.

  1. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

7.1 As Escolas vencedoras serão todas aquelas que participarem.

7.2 A Escola CAMPEàserá premiada.

  1. DA COMISSÃO ORGANIZADORA

8.1 Compõem a Comissão Organizadora: Francisco de Almeida ( Secretario Municipal de Educação) e Edilson Nunes, Tamires Silva, Jucerene Joaquina, Dalvani Josefa Eliete Rita, Dalva Moraes, Lilian de Carvalho, Idenildo de Carvalho, Neuma de Carvalho, Ismaias Oliveira, Ivaneide Oliveira, Maria de Carvalho, Elielson Enoque, Teresa de Jesus.

8.2 São atribuições da Comissão Organizadora:

  • Preparar o Regulamento;
  • Preparar as tarefas (antecipadas, relâmpago, conhecimentos, da gincana.
  • Divulgar a gincana e seu cronograma em nome das Escolas.
  • Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
  • Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
  • Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das Escolas. .
  • Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por quatro integrantes.
  • Divulgar o resultado final da Gincana
  1. COMISSÃO JULGADORA 

Por motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das provas.

9.1 São atribuições da Comissão Julgadora:

  • Determinar a pontuação a ser retirada da Escola que cometer qualquer infração no regulamento.
  • Avaliar toda atividade desenvolvida pelas Escolas, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré – estabelecido para cada atividade.
  1. ORIENTADORES

Os orientadores serão os professores dos alunos, divididos por Escola.

10.1 São atribuições dos orientadores:

  • Orientar as Escolas em qualquer aspecto referente à gincana.
  • Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
  • Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar.
  • Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas, para melhor orientar as Escolas
  1. EQUIPE DE APOIO

11.1 São atribuições da equipe de apoio:

  • Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos aspectos que cercam a Gincana.
  1. LIDERES DE EQUIPES

12.1 São atribuições dos lideres de equipe:

  • Manterem  todos de suas escolas a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc.
  • Vocês que estão à frente de sua equipe devem ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de todos. Avante!
  1. DAS OBRIGAÇÕES DAS ESCOLAS

13.1 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

13.2 Respeitar o regulamento desta Gincana

Observação:

Somente os  Lideres das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as escolas.

  1. DAS PENALIDADES

14.1 As escolas poderão perder pontos no caso de:

  • Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
  • Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).
  • Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa, quando for o caso.
  • Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
  • Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia, shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das escolas, inclusive durantes as apresentações.

15.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 A participação na GINCANA MINHA ESCOLA MINHA SEGUNDA CASA implica, necessariamente, no aceite integral e irrevogável de todos os termos, condições e cláusulas do presente regulamento.

Jacobina do Piauí, 09 de novembro de 2015.

Coordenação da Gincana.

 

 

 

Fonte:Fernandes Neto/ OJACU

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais