29 C
Piauí
22 de maio de 2022
Cidades em Foco
Geral Piauí Picos

Abertura da 12ª Jornada LGBT reúne grande público em Picos. Veja fotos!

A 12ª Jornada LGBT de Picos foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira, 28, com uma cerimônia de abertura realizada no Auditório do Centro Estadual de Educação Petrônio Portela (Premem), que contou momento cultural, palestra sobre PeP, PrEP e Novas Tecnologias de Prevenção, além de uma outra palestra com o tema Métodos de Prevenção, Testagem, Diagnóstico e Tratamento das IST/HIV/Aids.

A coordenadora Municipal de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso, afirma que a 12ª Jornada é um momento único para a cidade de Picos e enfatizou que certamente será um evento de muito sucesso com orientações importantes para as pessoas. “Orientar, formar pessoas a ter um futuro mais igual, sem preconceito, sem discriminação e, principalmente, prevenir sobre a Aids, ensinando as pessoas a se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis”, disse, acrescentando que hoje esse é o maior evento LGBT do Nordeste.

coordenadora Municipal de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Jovanna Cardoso - 12ª Jornada LGBT de Picos

A enfermeira e coordenadora de DST do Estado, Karina Amorim, ministrou uma palestra sobre prevenção do HIV e novas tecnologias de prevenção, além do preservativo. Ela afirmou que a 12ª Jornada é um evento histórico aqui em Picos e destacou o apoio da secretaria de saúde em apoiar a realização do evento.

Enfermeira e coordenadora de DST do Estado, Karina Amorim, participa da 12ª Jornada LGBT

“É um evento de grande importância, pela a sua magnitude e potencial de empoderamento das pessoas, principalmente, na questão de prevenção das DSTs, que é o foco desse evento. Então a gente considera muito importante o evento e parabenizo a organização, que todos que estão aqui aproveito o máximo essa ocasião”, declarou a enfermeira.

A Secretária Municipal de Cultura, Maria Santana, marcou presença no evento e falou sobre a importância da 12ª Jornada, principalmente, em um momento de campanha eleitoral que é onde as pessoas expandem seu rancor nas redes sociais. “É muito importante um momento como esse para a gente discutir as ideias, o emponderamento das mulheres é importante para que nós possamos realmente conquistar o nosso espaço na sociedade”.

Secretária Municipal de Cultura, Maria Santana,

A secretária afirmou que esse ano será uma jornada diferenciada, onde a Prefeitura Municipal abraçou mesmo o evento, através da Secretaria de Cultura e coordenadoria de Diretos Humanos. “A gente quer mostrar para o mundo que Picos é uma cidade que abraça a todos, uma cidade acolhedora, que não faz distinção”, finalizou.

O evento é promovido pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Cultura e Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual e reuniu um grande público na abertura. A programação continua amanhã (29), com roda de conversa, vivência de pessoas travestis e transexuais, equipamento e estratégias de enfrentamento à LGBTfobia e de promoção dos Direitos Humanos, dentre outros assuntos importantes. A programação será encerrada no domingo, 30, a partir das 14h com a Parada Cultural e da Igualdade de Picos.

VEJA MAIS FOTOS!

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais