31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralPiauí

Abertura de novas empresas cresce 48% no primeiro bimestre deste ano no Piauí

Cidade de Paulistana - Foto: Cidades em Foco!

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 1.336 empresas já foram abertas no Piauí. O número representa um aumento de 48,12% em relação ao mesmo período de 2020, quando 902 novas instituições comerciais foram registradas. Os dados são da Junta Comercial do Estado (Jucepi).

De acordo com a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o aumento de aberturas de empresas se dá pelos recentes incentivos governamentais ao comércio.

“Os números de janeiro e fevereiro de 2021 são muito positivos quando comparados com o mesmo período de 2020 e, até mesmo, de 2019 quando não tínhamos a pandemia. E isso é resultado de um bom ambiente de negócios”, disse.

As alterações empresariais também cresceram 21,33% nos dois primeiros meses do ano. Neste período, a Junta Comercial aprovou 2.151 alterações. Em 2020, foram 1.692. “Para driblar a crise, o empresariado preferiu manter a empresa aberta e realizar alterações para se adaptar ao cenário de restrições sanitárias e à economia digital. Os dados de abertura e alteração demonstram mais uma vez a força do nosso empresariado, sua capacidade de inovar e se renovar em meio às dificuldades”, informou a presidente Alzenir Porto.

Já o número de microempreendedores individuais (MEI), registrados no Portal do Empreendedor é de 4.518. Por outro lado, 526 empresas foram fechadas no estado. O número de fechamentos maior se comparado ao primeiro bimestre de 2020, quando foram encerradas 485 instituições.

No ano passado, mais de 75 mil empresas fecharam as portas no país, segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais