25.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Abertura do Escritório FNDE reúne gestores dos 224 municípios do Piauí

Teresina recebe, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), o Escritório FNDE – Soluções Locais. A abertura dos trabalhos contou com a presença do governador Wellington Dias, da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; do secretário da Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Manoel Palácios; da presidente da Undime, Cleidimar Tavares, além do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, dep. Themistocles Sampaio Filho.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Escritório FNDE – Soluções Locais é destinado à apresentação da nova estrutura do Plano de Ações Articuladas (PAR) no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) do MEC e à prestação do atendimento individualizado aos gestores dos 224 municípios do Estado. Na oportunidade, também será realizado o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

“A abertura do novo ciclo do PAR é importante para que os entes possam estabelecer o foco dos investimentos. Além de prospectivo, esse também é um momento para lidarmos com tudo de administrativo que ficou acumulado por algum motivo”, disse o representante do MEC, Manoel Palácios.

O governador destacou o empenho da Seduc para auxiliar e orientar os municípios sobre a captação de investimentos na área e disse que “o Piauí é destaque na Educação, mas os holofotes recaem apenas para alguns municípios. É preciso equilibrar essa balança. Nossa meta é fazer com que todos os municípios sejam destaques e o investimento adequado é apenas um dos passos que temos que dar”, relatou Wellington Dias.

Na programação do evento, constam palestras e o atendimento individualizado aos gestores municipais durante a tarde de hoje e é importante por auxiliar e direcionar os entes envolvidos (Estado e municípios) no planejamento dos próximos quatro anos para garantir financiamentos, por meio do MEC.

“É substancial que os gestores busquem essas informações porque, por meio desses recursos, será possível realizar investimentos em reformas e construção de escolas, formação inicial e continuada dos profissionais em educação, e na gestão e organização da rede e dos conselhos de educação”, destacou a secretária Rejane Dias.

O segundo dia do evento será destinado à prestação de contas e o atendimento individualizado aos gestores dos 224 municípios do Piauí.

 

Do PortalAZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais