26.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Academias populares de saúde trazem benefícios para população de Picos

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem implantando diversas academias populares nos bairros do município, ao todo já foram instaladas cinco academias ao ar livre.

De acordo com Secretário de Saúde, Junior Santos, até o final do ano serão implantadas mais dez academias populares de saúde.

Lançado em 2011, o programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde, eles contam com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.

“A implementação desse programa na cidade vem mudando a realidade do estilo de vida da população. Quando a comunidade tem ali próximo da sua residência, do seu trabalho um espaço desse disponível, eles acabam sendo atraídos pelos próprios amigos e familiares a estarem juntos fazendo atividade física, e com isso acabam  trazendo ganho para sua qualidade de vida”, explicou a coordenadora.

O servidor público, Eraldo santos faz questão de usar o espaço. “Os exercícios e os aparelhos das academias são muito bons porque melhora a articulação, a pressão vai para o normal, o colesterol baixa. Então para a saúde acredito que trazem bastantes benefícios”, disse o servidor.

Benefícios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas pouco ativas têm entre 20% a 30% mais risco de morte do que aquelas que praticam 30 minutos diários de atividade física moderada em pelo menos quatro dias da semana.

Além de sair dessa zona de risco, a prática regular de atividade física traz vários benefícios: melhora a postura corporal e a autoestima, fortalece a musculatura, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumenta a produtividade no trabalho e a disposição para enfrentar o dia a dia, dá mais elasticidade e flexibilidade ao corpo, previne e reduz os efeitos de doenças como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose.

As Academias da Saúde devem ser construídas com base no que consta a Portaria do Ministério da Saúde 2.684/2013, obedecendo à identificação visual do programa. São dotadas de infraestrutura, equipamentos para a prática desportiva e profissionais qualificados. O custo de implantação varia de R$ 80 mil a R$ 180 mil, a depender da modalidade construída.

Por: Daniel Holanda / CCOM

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais