24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Acusado é condenado a 30 anos de prisão por matar professor para roubar moto

Foi condenado por latrocínio a 30 anos de prisão o réu Mauro Lúcio da Silva. A condenação vem quase dois anos após o assassinato do professor Landel Lima Franklin, 22 anos na época, morto após uma tentativa de assalto na zona rural da cidade de São Pedro do Piauí, a 107 km de Teresina.

A ação foi do juiz da Vara Única da Comarca de São Pedro, Francisco das Chagas Ferreira e foi publicada no último dia 5 de agosto. Nos cálculos da justiça, a pena-base para Mauro Lúcio é de 24 anos. De acordo com o juiz, o fato de Landel não ter entregado a moto no momento do assalto não justifica sua morte. “O comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática do crime”, reforça a decisão.

Em quase dois anos de processo judicial, o caso conta com depoimentos detalhados de testemunhas e até mesmo com um par de sandálias laranja como prova da presença dos réus no local do crime.

A moto de Landel não chegou a ser roubada, ainda assim a Justiça compreende o crime como latrocínio.

A defesa alegou que não há provas suficientes para condenação apontando falhas nas provas das testemunhas mas o juiz tem certeza do envolvimento de Mauro na morte de Landel.

“Ficou evidenciado que não há dúvida sobre autoria, as testemunhas são coesas em apontar fatos que provam a autoria”, afirma o juiz na sentença.

O outro suspeito envolvido na ação, identificado como Alex Santana da Silva foi preso no Maranhão pouco mais de um mês depois do crime. Na época, a Polícia Civil informou que Alex confessou o crime. Preso, ele disse que estava sob efeito de entorpecentes e que o comparsa, Mauro Lúcio, havia efetuado o disparo. Alex foi condenado a 22 anos de prisão em abril deste ano.

O crime

Segundo a sentença, o crime ocorreu por volta das 21h do dia 25 de setembro de 2017. O professor estava conduzindo sua motocicleta na estrada que liga a cidade de São Pedro ao povoado Todos os Santos quando foi perseguido e abordado pelos assaltantes que estavam em outra moto.

 A dupla de assaltantes teria anunciado o roubo. A vítima tentou fugir quando foi atingida pelo disparo e caiu da moto.

O irmão de Landel, Aldo Lima Franklin, ouviu o tiro. A mãe de ambos ainda recebeu uma ligação do professor que pediu socorro. Ao chegarem no local, Landel ainda estava com vida e teria dito que “uns caras tinham me perseguido e tentado me assaltar”, relata a ação do juiz. O professor foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais