34 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em Foco

Aeroporto de São Raimundo Nonato deve receber voos diários ainda em 2023

Foto: Esaero

O aeroporto de São Raimundo Nonato (a 515 km de Teresina) deve passar a receber voos diários ainda em 2023. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01) pelo governador Rafael Fonteles (PT), durante a solenidade lançamento do programa “Aqui Tem Turismo”, no Palácio de Karnak.

Segundo o governador, os voos que acontecem atualmente às quintas e domingos devem se tornar diários após a conclusão das obras do Hotel Serra da Capivara, que estão sendo realizadas através de parceria público-privada. A previsão é que a inauguração aconteça em agosto.

“Hoje os voos acontecem às quintas e domingo. Já expandiram para mais um dia. Quando estiver pronto o hotel feito em PPP, Possivelmente teremos esse voo diário, vindo de Campinas (SP), Recife (PE), Petrolina (PE) e São Raimundo Nonato, diariamente fazendo esse retorno”, disse o governador.

A expectativa do governo é que os voos regulares no aeroporto de São Raimundo Nonato possibilitem o aumento do número de visitantes no Parque Nacional Serra da Capivara, considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, além  dos demais atrativos turísticos da região.

“A Serra da Capivara é muito apreciada por pessoas do mundo todo, em especial da região Sudeste do Brasil. Há muita gente optando por fazer esse tipo de turismo. É uma tendência. O turista quer experiências autênticas, memoráveis, não quer só ver e tirar foto em um belo cartão postal. O Piauí tem tudo a ver com isso, porque temos vários roteiros que envolvem essa experimentação do turista”, destacou Rafael Fonteles.

Os dois voos semanais para o aeroporto de São Raimundo Nonato, às quintas e domingos, começaram a operar no último mês de dezembro. Os voos são realizados por aeronaves ATR 600 da Azul Linhas Aéreas, com capacidade para transportar 70 passageiros.

Incentivo ao turismo 

O governo do Piauí anunciou nesta quinta-feira (01) vai conceder a isenção de 0,3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas que patrocinarem ou incentivarem projetos de fomento ao turismo no Piauí.do o secretário Estadual de Turismo, Pablo Santos (MDB), a ação terá um impacto de R$ 600 milhões e permitirá a viabilidade para ações de infraestrutura, manutenção de espaços, eventos, novos cursos, pesquisas e projetos de inovação e tecnologia.

“Inicialmente, o governador achou por bem começar com 0,3% de isenção de ICMS, que corresponde, em média a R$ 6 milhões. Vamos abrir editais públicos para que as pessoas possam participar sem distinção, qualquer pessoa. Não é o deputado Pablo quem vai determinar se é a pessoa A ou empresa B, é o Conselho Estadual de Turismo,”, destacou.

Segundo o secretário, o início da previsão do edital está previsto para o começo do segundo semestre. A análise das propostas será feita pelo Conselho Estadual do Turismo, que é composto por 11 instituições governamentais e 11 instituições governamentais

Na solenidade, também foi lançado o programa “Aqui Tem Turismo”. Ainda foram apresentados projetos que englobam o Sistema Estadual de Turismo, criado por lei do deputado Henrique Pires (MDB) e formado por 11 entidades não-governamentais.

Fonte: Natanael Souza / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais