33.3 C
Jacobina do Piauí
21 de setembro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Agência recomenda queima de carcaças após morte de gado por bactéria em área rural de Picos

Adapi recomenda queima de carcaças de gado após morte súbita de animais por bactéria na zona rural de Picos — Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) identificou a bactéria Clostridium como causadora da morte súbita de 11 bovinos da zona rural de Picos, a 314 km de Teresina. Como forma de prevenção e de conter a proliferação da infecção, o órgão recomendou a queima das carcaças desses e de outros animais.

“Ela provoca alta mortalidade em bovinos e outras espécies de animais, os principais sinais clínicos são morte súbita, os animais apresentam paralisia dos membros, não se alimentam, não comem, e mortalidade muito rápida”, explica Idílio Moura, gerente de defesa animal da Adapi.

Por meio da Secretaria de Assistência Técnica de Defesa (Sada), a Adapi informou que a doença de Clostridioses são toxinfecções provocadas por toxinas de bactérias do gênero Clostridium, que estão presentes normalmente em água parada, água suja e também em alimentos ou carcaças de animais.

Por isso, a recomendação do órgão é que os proprietários de bovinos não deixem carcaças de animais em suas propriedades. Devido ao tempo seco e falta de chuvas, as bactérias se alojam nesses cadáveres e os animais, por falta de pastagens e vitaminas, roem esses ossos.

“Além disso, é preciso manter a vacinação em dia, vacinar os animais. Fazer também uma mineralização dos rebanhos com sal mineral, sal branco e sal mineral concentrado, vacinar os animais, para evitar a ocorrência dessas doenças, até porque essa doença é prevenível através da vacinação”, afirma Idílio Moura.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais