22.7 C
Jacobina do Piauí
27 de setembro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípios

Agricultor de Jacobina do Piauí é destaque na produção de alimentos orgânicos; Veja!

Na comunidade Água Suja, no município de Jacobina do Piauí, reside à família de seu Expedito Manoel de Sousa e dona Luzineide de Carvalho Sousa. O casal tem dois filhos conhecidos por Helena Carla e Zaquel Carvalho.

 

 

Os agricultores foram contemplados com uma cisterna calçadão da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pela Petrobrás e construída pelo Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (CELTA), no ano de 2012 e cerca de dois anos após aquisição da tecnologia de captação de águas das chuvas, a família já mostra orgulhosamente as conquistas que a cisterna trouxe para sua comunidade.

 

 

“A gente aqui sobrevive da agricultura familiar, e essa cisterna veio em um bom momento. Sobretudo, por conta da falta de chuvas que a gente enfrenta constantemente. Atualmente com a cisterna a gente produz coentro, alface, macaxeira, batata, mamão, manga, uva, limão, banana, melancia, tudo de forma orgânica, além de plantas medicinais. Isso nos ajuda muito, pois com nossa plantação não será necessário comprar na feira”, disse Expedito.

 

 

Quem visita a roça de seu Expedito, percebe quanta dedicação e orgulho do que faz o agricultor tem com seus plantios de legumes, frutas e capins.  Atualmente, além da cisterna calçadão o agricultor conta com um poço artesiano e um cacimbão que é utilizado para dar água a seus animais.

 

 

“O agricultor afirmou que a cisterna representa um futuro melhor para as famílias que são contempladas com um reservatório de água dessas, pois através das cisternas as famílias podem produz seus próprios alimentos sem precisar tá comprando verduras e legumes que os verdureiros vendem com agrotóxicos”, afirmou Expedito.

 

 

Veja imagens!

 

 

DSC_0222 DSC_0223 DSC_0224 DSC_0225 DSC_0228 DSC_0229 DSC_0231 DSC_0232 DSC_0233 DSC_0238 DSC_0240 DSC_0242 DSC_0244

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais