22.4 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Agricultores apostam em ideia pioneira e cultivam soja no sertão piauiense

Produtor Carlos Augusto Vieira — Foto: Reprodução/Clube Rural

Agricultores estão apostando no cultivo de soja no município de São José do Peixe, distante 360 km de Teresina, no sertão piauiense. O cultivo da soja é pioneiro e ainda está em caráter experimental na região.

O catarinense Carlos Augusto Vieira decidiu investir na produção de soja no Estado do Piauí e escolheu o município de São José do Peixe. Ele comprou um terreno para a instalação da Fazenda Arraial após visitar o município.

“Eu estava procurando terra para comprar e estava verificando várias regiões do Brasil. A gente no Sul, pela mídia, temos a perspectiva que as terras aqui são de seca, de semiárido, mas quando andamos na região, a gente começou a ver que não era isso, que tinha um potencial muito grande nessa terra”, explicou.

Carlos Augusto afirmou que decidiu plantar a soja por acreditar que a terra na região possui potencial para isso. “Começamos com a agropecuária, com o plantio de pastagens e depois testamos milho e a soja. Vimos que a área tinha um potencial que a gente não imaginava e que poderia plantar qualquer coisa aqui dentro da área técnica, nas janelas de chuva. Essa área está superando as nossas expectativas”, afirmou.

São mais de 100 hectares, com plantio em duas etapas, em janeiro e fevereiro. Por ser um investimento novo, a produção da soja não é feita por irrigação e depende apenas das chuvas.

Cultivo de Soja em São José do Peixe — Foto: Reprodução/Clube Rural

Cultivo de Soja em São José do Peixe — Foto: Reprodução/Clube Rural

“Tem vários fatores que contribuem para uma produção de soja, um deles é a fertilidade do solo e tudo isso está sendo desafiador e novo”, explicou o agricultor e gerente da fazenda, Rodrigo Dermatine.

A colheita acontecerá em maio, quando será analisada a quantidade e a qualidade da safra. Carlos Augusto Vieira afirmou que até agora a proposta pioneira tem dado certo.

“Dentro do que a gente está vendo, temos certeza que se pode plantar soja e que vai colher bem. Já estamos pensando no próximo ano, dos investimentos que vão ser feitos aqui e em cada ano ir aumentando a área de agricultura”, destacou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais