30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Alta umidade gera neblinas em algumas cidades do Piauí

A alta umidade gerou neblina no Centro-Norte piauiense. Na cidade de Inhuma, a 240 Km ao Sul de Teresina, uma névoa ocupou as ruas da cidade chamando a atenção dos moradores.

O meteorologista Werton Costa explica que a neblina se forma quando há um excedente de umidade. “A neblina nada mais é do que uma nuvem muito fina na superfície, a condensação de vapor d’água que estava ali no período diurno e no período noturno ele vai formar essa névoa”.

A umidade deve seguir com a previsão de chuvas com mais intensidade na região e no Norte do Piauí, como apontam dados do  Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). Em seu balanço para os próximos três meses, o órgão aponta uma concentração das chuvas no Norte e Centro Norte do Piauí, como já vem sendo registrado nas últimas semanas.

A estação da chuva, que antes começa no extremo Sul e avançava para o Norte do estado apenas em fevereiro, já começa incidindo no Norte piauiense.

“Norte e Centro-Norte em uma faixa que vai do litoral até a Grande Teresina pegando parte do Médio-Parnaíba, parte da região de Picos, na confederação Valenciana, alí é a área de concentração da chuva, o que é climatologicamente comprovado”, disse o meteorologista Werton Santos.

Zona Intertropical

Segundo o meteorologista, a partir de fevereiro, a Zona de Convergência Intertropical passará a incidir com maior frequência no território piauiense. Ela já se aproxima do nosso território. Está ali dançando entre o Maranhão e o Pará, já se projetou, segundo a Marinha do Brasil entre o Piauí e Ceará e deve se intensificar nos próximos dias, trazendo mais umidade e mais nuvens de chuva”, informou.

Fonte: Valmir Macêdo  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais