31.8 C
Jacobina do Piauí
21 de setembro de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Aluno de Jacobina do Piauí recebe medalha de bronze no I Torneio de Matemática do Piauí

O governador Rafael Fonteles premiou, nesta quarta-feira (23), 193 estudantes medalhistas do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). Na oportunidade, o gestor anunciou uma bolsa no valor de R$ 300 para os premiados durante seis meses.

Dentre os contemplados, o aluno Pedro Lucas Silva Fernandes, estudante do 3° ano do Ensino Médio, da Unidade Escolar Severo Rocha- Estadual(17ª GRE), de Jacobina do Piauí, recebeu a medalha de bronze na competição estudantil. A cerimônia de premiação ocorreu na Jornada Especial de Matemática, no auditório do Gran hotel Arrey, em Teresina-PI.

Os alunos premiados foram escolhidos através do resultado das provas realizadas nas escolas estaduais no decorrer do ano. No dia 6 de maio, foi a realização da primeira fase do torneio de matemática, enquanto em 30 de maio foi a realização da prova da 1ª fase da OBMEP e a 2ª em 24 de junho. Com êxito nas provas, os estudantes ganharam medalhas de acordo com as pontuação obtidas.

A premiação concedida faz parte da programação da Jornada Especial da Matemática, que teve início na segunda (21) e encerra na sexta-feira (25). A jornada conta com um treinamento especializado, com foco na preparação dos estudantes para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Pedro Lucas sempre estudou em escolas públicas do município. Filho de Susana Sousa e José Fernandes, atualmente, além de estudar no ensino regular, também faz curso técnico em informática e cursinho pré-ENEM gratuito, o estudante não faz uso de muitos materiais da internet, mas é através dos materiais do cursinho e das aulas do ensino regular que constantemente faz revisão de matemática e outros componentes.

Pedro Lucas expressa gratidão pela conquista. “O sentimento é de gratidão, pois sei que meu esforço está valendo a pena. Os estudos sempre são o melhor caminho e eu acredito que, principalmente por matemática ser um componente curricular que exige mais do estudante, esse sentimento é ainda maior”.

Susana, mãe do Pedro Lucas, afirma que com 3 anos já sabia ler e teve um bom desenvolvimento desde a primeira infância. “Mesmo eu sabendo da sua capacidade, que nunca foi surpresa, quando me falou que ele tinha conquistado a medalha de bronze no torneio, até fiquei surpresa por ser matemática. Fiquei muito feliz, matemática é tão complicada. Também estou feliz que, recentemente, ele passou no Curso de Sistema de Informação, polo de Jaicós-PI, na UFPI. Sou orgulhosa pelo seu esforço e dedicação”.

Fatinha Carvalho, professora de matemática do Pedro Lucas, afirma. ”Como professora do Pedro Lucas, essa premiação não foi surpresa, pois é um dos estudantes que mais se destaca nas minhas aulas. Sempre demonstrou um grande entusiasmo pela matemática, tem um excelente histórico acadêmico, não se limita só às explicações na sala de aula, mas procura maneiras diferentes que o facilita para a resolução de questões. A escola Severo Rocha-Estadual se sente honrada por ter contribuído para o seu crescimento e com isso poder levar o nome da escola à uma conquista excepcional”.

Por: Gilvaní Carvalho/ Portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais