34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralSão Francisco de Assis

Alunos da rede estadual protestam por falta de pagamento do transporte em São Francisco de Assis

Descontentes com a atual situação do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino na zona rural do município, os estudantes da Unidade Escolar Cirila Maria de Jesus e Unidade Escolar Professor Vicente Gualberto Ribeiro realizaram, um protesto reivindicando que o Governo do Estado efetue o pagamento dos motoristas para que seja normalizada a situação em São Francisco de Assis.

O ato ocorreu na manhã do último sábado, 7, e reuniu dezenas de alunos da rede estadual do município. Os estudantes reivindicam que os seus direitos garantidos na Lei 9.394 da Constituição Federal, onde estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB), seja realmente garantida a eles.

De acordo com os alunos, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) não está realizando o pagamento dos motoristas e isso tem resultado em várias paralisações, impossibilitando a vinda dos alunos da zona rural para as escolas, sendo que 58% dos alunos são da zona rural. Os alunos da zona rural afirmam ainda que estão sendo prejudicados em virtude de está ocorrendo aulas normais apenas para os alunos da sede do município.

Durante a manifestação que percorreu as ruas da cidade, os alunos lembraram que as aulas do ano letivo começaram com atraso por falta de pagamento dos motoristas e, logo que começou tiveram que parar devido às chuvas, sendo que após a recuperação das estradas em abril, começaram novamente as paralisações por falta de pagamento do transporte.

Os alunos enfatizam que por mais que o núcleo gestor juntamente com os professores reformulem os planejamentos dos conteúdos, e reponham notas, com trabalhos e provas, a grade curricular fica deficiente, e isso acarreta sérios danos a sua vida acadêmica e profissional.

 “Nós buscamos esse conhecimento das leis, para que nossos direitos não sejam prejudicados e também foi através disso, a única forma que nós encontramos, de correr atrás dos nossos direitos”, disse a aluna Mauriceia Rodrigues.

Já o aluno Osvaldo Sousa afirmou que estão cansados de promessas sem soluções, pois o problema de transporte escolar não é de hoje. “É desde o ano passado que já tem meses atrasados, ficam só prometendo de pagar e não pagam. Nós que somos da zona rural estamos perdendo aula direto, então fica difícil conseguirmos os nosso estudos até chegamos mais na frente a uma faculdade”, declarou o estudante.

Veja mais fotos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais