23.9 C
Piauí
21 de janeiro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Economia Geral

Aneel aprova reajuste médio de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí

Tarifa de energia sofre reajuste no Piauí — Foto: Divulgação/Equatorial Piauí

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um reajuste médio de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí. As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 2 de dezembro.

O índice é um resultado da revisão tarifária extraordinária (RTE), em substituição ao reajuste tarifário anual. As revisões são feitas a cada cinco anos.

Confira os índices que serão aplicados nas contas de luz dos consumidores:

  • Consumidores residenciais – B1: 2,09%
  • Baixa tensão em média: 2,58%
  • Alta tensão em média (indústrias): 7,70%
  • Efeito médio para o consumidor: 3,48%

De acordo com a Aneel, os índices foram impactados, especialmente, pelos custos com distribuição, transmissão e aquisição de energia.

“Cabe destacar ainda que o empréstimo da Conta-Covid proporcionou amortecimento de -8,07% dos índices de reajuste. O uso da Conta-covid foi de 70%, visando maior estabilidade tarifária. Os valores também consideram os efeitos da Medida Provisória, que contribuiu para redução do índice em -3,62%”, explicou a Agência.

O pedido de Revisão Tarifária Extraordinária da distribuidora foi discutido em consulta pública em setembro e outubro e contou ainda com uma audiência pública virtual.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais