21.1 C
Piauí
6 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Pernambuco em Foco Saúde

Aparelho que mede taxa de oxigênio pode ajudar em diagnóstico de Covid

Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Em época de pandemia de coronavírus, o oxímetro é um aliado para ajudar no diagnóstico da Covid-19.  O aparelho mede as taxas de oxigênio na corrente sanguínea.

A médica infectologista Elna do Amaral explicou no Notícia da Manhã como deve ser feito o uso do aparelho, que além do percentual de oxigênio, também monitora a frequência dos batimentos cardíacos.

“O oxímetro é um aparelho que a gente utiliza muitos em hospitais em pacientes não graves porque os graves que estão em terapia intensiva eles tem uma aparelhagem mais complexa. Mas é muito útil nos leitos que não tem uma gravidade maior como para os pacientes que estão em casa. Como pessoas que tem doenças crônicas pulmonares, idosa,pessoas acamadas”, explica a médica.

O percentual de oxigênio no sangue considerado normal entre 95 a 100%. Outros critérios devem ser levados em consideração, como se o paciente é tabagista. Neste caso, o parâmetro pode ser outro.

Veja a entrevista completa acima 

Izabella Pimentel
Com informações do Notícia da Manhã

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais