29.1 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Apenas 10% das escolas públicas do Piauí têm acesso a esgoto encanado

Apenas 10% das escolas públicas do Piauí tem acesso a esgoto sanitário público. O dado fica ainda mais alarmante quando são levados em conta apenas os colégios da zona rural: 2% tem rede de esgoto. Os dados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram tabulados a pedido do G1 pela Fundação Lemann e pela Meritt, responsáveis pelo portal QEdu.

De acordo com os números, das 5.092 escolas públicas existentes no Piauí somente 505 contam com rede de esgoto. Já as escolas localizadas na zona urbana obtiveram uma média mais honrosa, com 23%.

Procurada para comentar essa situação, a Secretaria de Educação afirmou que o fornecimento de rede de esgoto é de responsabilidade das prefeituras municipais e que cabe à instituição apenas realizar a ligação.

As informações, que constam no Censo Escolar 2014, seguem uma tendência já conhecida da população e comprovada por estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, de 2008 (a mais atual) mostra que somente 4,9% dos domicílios piauienses tem acesso a rede geral de esgoto, o pior resultado do Nordeste e o quinto pior do Brasil.

A mesma pesquisa mostrou ainda que o Piauí tem menor percentual de municípios com rede coletora de esgoto do país: 4,5%.

 

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais