31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Apenas 31% das crianças de 5 a 11 anos foi vacinada contra a Covid-19 no Piauí

Foto: Prefeitura de São Miguel do Tapuio

Quase um mês após o início da vacinação do público infantil de cinco a 11 anos, até a manhã desta segunda-feira (14), o estado do Piauí vacinou 104 mil crianças com a primeira dose, o número representa 31,38% desta população. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é vacinar 331.432 pessoas dessa faixa etária no estado.

“Hoje alcançamos mais de cem mil crianças com a primeira dose e vamos trabalhar ainda mais com os municípios, para que mais pessoas do público infantil recebam seus imunizantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No Brasil, dois imunizantes estão sendo usados para o público infantil. A Pfizer pediátrica, que pode ser aplicada em crianças de 05 a 11 anos, inclusive naquelas imunossuprimidas, com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e a segunda aplicação.

E a CoronaVac, que deve ser aplicada em pessoas de 06 a 17 anos, não podendo ser vacinadas pessoas dessa faixa etária que são imunossuprimidas. A dose do imunizante é a mesma aplicada em adultos e tem o intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose.

“Queremos reforçar mais uma vez aos pais e responsáveis que as vacinas são seguras e essenciais para o enfrentamento da doença e pedimos que levem suas crianças para tomar as doses. E a população acima de 12 anos tem que completar seu ciclo de imunização com as duas doses e aqueles com mais de 18 anos, ao completar 4 meses de sua segunda dose, procurem os postos para tomar o reforço”, orientou o gestor.

Capital vacinou 27% do público infantil

Criança toma a primeira dose de vacina contra Covid-19 em Teresina — Foto: Divulgação/FMS TeresinaCriança toma a primeira dose de vacina contra Covid-19 em Teresina — Foto: Divulgação/FMS Teresina

A capital, até a manhã desta segunda(14), vacinou 25.444 crianças com a primeira dose do imunizante, o número representa 27 % das crianças da capital que estão aptas a receber a primeira dose. Somente neste sábado, durante Dia D de vacinação na zona rural, foram aplicadas 709 doses de vacinas nas crianças.

A campanha, assim como em todo o estado, começou no dia 17 de janeiro. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, em Teresina, cerca de 90 mil crianças podem receber a vacina.

“É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina às vezes pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento. É seguro, vacinem as crianças” pediu ele.

G1 PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais