24.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Apenas Picos e mais dois municípios piauienses se habilitaram ao ICMS ecológico em 2016

Dos 224 municípios do Piauí, apenas três foram habilitados no ano passado a receberem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Ecológico. São eles Teresina, Campo Maior e Picos.

Muitas cidades deixam de se habilitar a receber os valores por falta de informação e conhecimento.

O auditor fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Guimarães, informou que, em 2016, só Teresina recebeu R$ 9 milhões no ano, que foi a porcentagem correspondente à arrecadação do município.

Para informar detalhadamente os munícipes a fim de que mais cidades possam se habilitar, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou nesta terça-feira (27) uma reunião técnica onde foram apresentados todos os passos obrigatórios para que as prefeituras consigam receber os recursos.

Daniel Guimarães esclareceu que o ICMS tem o status de um prêmio que as cidades podem ganhar por consolidarem políticas e ações de preservação ambiental. Ele informou que é indispensável o município possuir um Conselho Municipal de Proteção Ambiental para que possa conseguir receber os recursos, além de outros requisitos.

“O primeiro passo é criar o conselho municipal. Não é possível concorrer ao benefício sem ter esse conselho devidamente instalado e regulamentado.  Além disso, o município tem que respeitar a legislação de proteção ambiental”, esclarece.

O prazo para habilitação se encerra dia 24 de julho e o resultado ocorre até o dia 19 de novembro de 2017.

Fonte: Flash de Lyza Freitas / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais