30.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Apesar das chuvas, seca continua no semi-árido do Piauí

O Piauí tem registrado altos índices de chuvas nos primeiros meses de 2018. Tem sido comum em diversas cidades do estados as cenas de fortes chuvas e temporais. A previsão para a partir deste sábado (17/02) é de que muitas chuvas atinjam cerca de 140 municípios em todo o Piauí.

Mas de acordo com a meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sônia Feitosa, as chuvas no Piauí estão distribuídas de forma diferente pelas regiões do estado, o que faz com que a seca permaneça este ano na região do semi-árido.

“Para o Norte, as chuvas estão acima da média. Na região do Rio Parnaíba, por exemplo, temos chuva dentro da média. E na região do semi-árido, chuvas abaixo da média”, explica a meteorologista.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem registrado aumento do nível dos volumes dos rios afluentes no sul do estado, o que termina ocasionando também melhora no nível de água de algumas barragens que abastecem as cidades e comunidades da região do semi-árido.

NÍVEIS DE BARRAGENS

“A gente vê, inclusive viajando pelo sul do estado, os níveis das barragens ainda baixos, principalmente no semi-árido. Temos notícias de que algumas barragens estão ganhando volume, porque os rios também estão. Quem traz essa água são os afluentes dessas barragens, são os rios”, detalha a especialista.

Mesmo com o aumento do nível das barragens no interior do estado, a perspectiva é que até o meio do ano, elas voltem a um volume insuficiente. “Quando nos pergunta: ‘Vai chover bem esse ano?’ ‘Vai!’. ‘Vai acabar a seca?’ ‘não’. Quando chegar julho, agosto, alguns reservatórios vão estar secando novamente”, explica Feitosa.

 

 

Fonte:OitoMeia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais