23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralTecnologia

Aplicativos desenvolvidos no Piauí contribuem para controle do Aedes

Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) desenvolvem medidas e práticas para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Os aplicativos “De Olho na Dengue” e “Zika Zero” são as novas plataformas tecnológicas para diagnosticar a presença do mosquito na cidade.

O professor do curso de Ciências da Computação da Uespi, Bringel Filho, do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), é um dos pesquisadores que trabalha para implantar os dois app’s e potencializar o trabalho coletivo de controle dos focos de proliferação do mosquito. O app “De Olho na Dengue” já faz parte de um projeto elaborado na instituição que trabalha diretamente com os problemas da população, o “De Olho na Cidade”.

Segundo o docente, o app “De Olho na Dengue” permite que as pessoas indiquem focos de proliferação do Aedes aegypti. Ainda, de acordo com Bringel, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) recebeu uma demanda da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para que fosse implantado um app por meio do qual a população fizesse denúncias sobre o zika. O “Zika Zero” é um app desenvolvido para uso do Estado do Piauí, resultado do convênio da Uespi com a ATI, e será lançado em março deste ano.

As ferramentas vão auxiliar na identificação dos focos do Aedes por meio da participação popular. “O cidadão baixa o app e, ao visualizar a manifestação do mosquito em um terreno baldio, praça ou quintal e perceber que o local está infestado pelo mosquito, pode tirar uma foto ou fazer um vídeo, informar a localização e enviar”, detalha Bringel sobre a utilização da ferramenta ”De Olho na Dengue”.

aedesd.png

O “Zika Zero” será semelhante e os dados das duas plataformas serão recebidos pelo portal de controle da Sesapi. “A intenção é fazer com que a secretaria tenha mais informações sobre os locais disseminadores do mosquito”, pontua o professor.

O app “De Olho na Dengue” já está disponível para o Piauí e outros estados no Google Play Store para smartphones e tablets, com o sistema operacional Android. Os interessados podem baixar o app acessando o link.

Fonte: Com informações da Ccom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais