35.3 C
Piauí
27 de julho de 2021
Cidades em Foco
Esportes Geral Internacional

Após 1 ano e meio, handebol do Piauí volta a ter competição local

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Depois quase um ano e meio o estado do Piauí volta a ter competição estadual de handebol. A II Taça Caic de Handebol – Campeonato Piauiense Cadete inicia nesta quinta-feira (15) nos naipes masculino e feminino. A competição da categoria cadete envolve atletas de 15 a 17 anos. No masculino, serão cinco equipes – Atletas do Futuro, GHC/Caic, Paulo Nunes, Mário Covas e Codó. No feminino, entrarão em quadra quatro times – Olímpio Castro, Barjas Negri, Mário Faustino e Darcy Carvalho. Todos os jogos acontecem no CT Giuliano Ramos, na região do Gurupi.

“É uma competição exatamente para movimentar esses garotos e garotas, que estão a tanto tempo sem jogar devido a pandemia. Voltamos a trabalhar tem algumas semanas e iniciamos com um trabalho multidisciplinar até como forma de prevenir lesões e agora estamos intensificando os treinos e em busca desse ritmo de jogo que a pandemia tirou, pois no segundo semestre diferente do primeiro o calendário vai estar repleto de competições em todas as categorias não só na cadete”, frisou o técnico do Caic/GHC Giuliano Ramos.

O técnico frisa que o momento de retomada se apresenta com dificuldades, pois vários núcleos de projetos voltados a modalidade acabaram fechando devido a paralisação das aulas nas escolas públicas. No projeto do professor Giuliano em si trabalha com cerca de 70 atletas, mas seus ‘polos’ que antes eram cinco ou seis se reduziram bastante.

“Muitos garotos não querem mais vir ou mesmo desistiram. A família dificulta também, enfim são vários cenários que acabaram piorando com a pandemia, mas seguimos trabalhando para mudar isso e manter forte essa base que é crucial”, acrescentou Giuliano.

As categorias de base foram uma das mais prejudicadas no calendário nacional ao longo da pandemia, pois no final de 2020 ainda houve uma espécie de ‘gancho’ onde as competições da categoria adulto foram realizadas, mas na base a paralisação foi sem exceções e por isso os atletas estão há um ano e meio sem torneios. Em 2019, o Piauí foi campeão do Campeonato Brasileiro Cadete.

Na quinta-feira (15) os primeiros jogos serão feminino a partir das 14h com partida entre Mário Faustino x Olímpio Castro e Barjas Negri x Darcy Carvalho logo em seguida. Por volta das 16h acontecem jogos masculinos e entram em quadra: Caic/GHC x Paulo Nunes e Atletas do Futuro x Mario Covas.

A competição acontece em formato de tiro curto e vai de quinta-feira (15) até o domingo (18). Com todos os jogos sendo realizados no CT Giuliano Ramos.

Fonte: Pâmella Maranhão  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais