27.4 C
Piauí
15 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralPiauí

Após lockdown, Vila Nova do Piauí zera casos de Covid-19

Foto: Google Maps/ Reprodução

A Secretaria de Saúde de Vila Nova do Piauí, distante cerca de 370 Km ao sul de Teresina, anunciou que todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 no município estão curados.  Com pouco mais de 3 mil habitantes, Vila Nova chegou a registrar 40 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus.

O último  paciente a passar pelo tratamento é um homem de 28 anos que foi liberado ontem (07), após não apresentar mais sintomas e obedecer a todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na  terça-feira (08), Vila Nova do Piauí não possui mais casos ativos ou novos diagnósticos de contaminação pelo novo coronavírus.

O município passou por um Lockdown entre os dias 22 e 29 de junho. Durante o período, apenas farmácias e serviços de vigilância estavam autorizados a funcionar. As demais atividades comerciais, funcionavam apenas por meio de delivery.

Na avaliação do prefeito, Edilson Brito (PSB), o fechamento total das atividades e a testagem da população foram os fatores que contribuíram para que Vila Nova conseguisse zerar o número de casos da Covid-19. De acordo com ele, as medidas preventivas devem continuar, como forma de garantir que o município não volte a registrar casos da doença.

“Desde o primeiro decreto do governo do Estado, em março, quando surgiu a pandemia, agimos na hora certa. Seguimos a orientação do Conselho Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária e tomamos todas a medidas cabíveis.  Quando foram surgindo os casos, que vimos que estavam aumentando, decidimos  fechar as atividades econômicas, como forma de fortalecer a prevenção. Alguns comerciantes não gostaram, outros disseram que não precisava, mas ficou claro que o lockcdown foi determinante para conter o avanço da doença no nosso município”, disse o prefeito.

Além do Lockdown e da testagem da população, dos comerciantes e de servidores públicos, a Secretaria de Saúde de Vila Nova também realizou a distribuição de máscaras e outros equipamentos de proteção individual para os moradores, principalmente das comunidades da zona rural.

O último boletim epidemiológico, divulgado ontem(07), aponta que Vila Nova registrou 221 casos notificados, 181 descartados, e 40 casos confirmados da Covid-19.  Ainda de acordo com o boletim, os pacientes contaminados foram recuperados sem a necessidade de hospitalização, através do tratamento domiciliar, obedecendo ao isolamento social.

No Piauí

O boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem(07), pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que o Piauí já ultrapassa a marca de 28 mil casos confirmados da Covid-19. Até o momento, 858 óbitos já foram registrados pela doença, que já possui casos em 213 dos 224 municípios piauienses.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais