Após ocupação, UFPI abre 240 vagas para o curso de Educação no Campo

Após 7 horas de ocupação na reitoria da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), os estudantes de Licenciatura em Educação no Campo conseguiram a publicação do edital para novas vagas no curso. De acordo com os alunos, a Ufpi estava há um ano sem ofertar vagas. Outras demandas também foram discutidas, mas essa era a principal para o fim da ocupação, que foi iniciada por volta das 8h desta terça-feira (08) no campus Petrônio Portela, zona Leste de Teresina.

A publicação do edital ocorreu agora pela tarde e visa o preenchimento de 240 vagas. O estudante Glauco Souza contou ao Cidadeverde.com que, anualmente, deveriam ser ofertadas 120 vagas.  No caso, as 240 fazem referências às vagas que deveriam ter sido oferecidas nos dois semestres de 2016, e no o primeiro e segundo semestre de 2017.

O edital está disponível no site da Ufpi. As inscrições serão iniciadas na próxima segunda-feira (14) e seguem até o dia 18 de agosto. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 22 de outubro deste ano. A taxa é de R$30.  Confira aqui o link.

Para Glauco, o objetivo era garantir que acordos anteriormente firmados entre a reitoria e os alunos fossem cumpridos. “Há um ano e meio, o reitor não publicava edital de entrada para o curso. O edital foi aberto hoje, depois da nossa ocupação. O reitor disse que o edital já estava pronto, mas só poderia ser publicado amanhã por questões burocráticas, mas a gente tirou em assembleia que só iria sair da reitoria após a divulgação dele. É um direito da gente essas vagas. Eles agilizaram esse trâmite burocrático e publicaram o edital. Abrimos o site e estava lá”, disse o estudante, que está no 5º período.

O curso licenciatura em educação no campo é ofertado em quatro campi: Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.

 

 


Fonte: Carlienne Carpaso / CidadeVerde

Compartilhar:

Por: Júnior Oliveira

Diretor Geral