28.9 C
Piauí
21 de setembro de 2020
Cidades em Foco
Geral Paulistana

Após polêmica, SESAPI retira óbito de Covid-19 em Paulistana

Cidade de Paulistana - Foto: Portal Cidades em Foco!

Após notas e notas, informações controversas, memes e muita revolta da população nas redes sociais, a Secretaria Estadual de Saúde retirou o óbito por Covid-19, anteriormente registrado no município de Paulistana-PI.

Na quarta-feira, por meio das redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde havia confirmado a informação oriunda de um hospital em Teresina, de que o homem, de 33 anos, faleceu após acidente de trânsito e teve a Covid-19 como causa contribuinte para a morte.

Depois de muita polêmica, a correção ocorreu no boletim divulgado ontem (13/08/2020) e o município segue sem vítimas fatais do novo Coronavírus. O órgão estadual verificou o caso e confirmou traumatismo cranioencefálico como a única razão do óbito.

Ainda ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulistana divulgou uma nova nota explicando o ocorrido e informando que todo o procedimento foi realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Leia na íntegra:

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULISTANA-PIAUÍ, vem por meio da Secretaria de Saúde esclarecer alguns fatos e polêmicas envolvendo a NOTA OFICIAL divulgada ontem, dia 12/08/2020.

O jovem de 33 anos foi vítima de um grave acidente de moto que aconteceu no último sábado (08) nas proximidades da localidade Lagoa Velha, Data Jacaré, Zona Rural de Paulistana. O mesmo foi socorrido e levado para o Hospital Regional Mariana Pires Ferreira, sendo transferido para Picos e em seguida para Teresina.

Em Teresina, no HUT – Hospital Professor Zenon Rocha, o mesmo foi submetido ao Teste Rápido e o resultado foi POSITIVO para COVID-19.

Ressaltamos que o teste foi realizado em TERESINA e que a DECLARAÇÃO DE ÓBITO, na qual consta na parte II SARS- COV-19 foi emitida em TERESINA, precisamente pelo IML (Instituto Médico Legal).

Assim sendo, gostaríamos de esclarecer que as informações contidas no BOLETIM DO DIA 12/08/2020 foram obtidas através de documentos e informações oficiais vindas de TERESINA e que quaisquer questionamentos devem ser esclarecidos diretamente no HUT – Hospital Professor Zenon Rocha, que notificou no sistema oficial, SIVEP-Gripe, o resultado do Teste Rápido POSITIVO do jovem, e a SESAPI (Secretaria Estadual da Saúde do Piauí) registrou no Boletim Epidemiológico COVID-19 do Piauí, como o 1º Óbito por COVID-19 de Paulistana, que está disponível no endereço eletrônico: https://datastudio.google.com/…/a6dc07e9-4161-4b…/page/2itOB 

Gostaríamos de ressaltar ainda, que Secretaria de Saúde de Paulistana só divulga quaisquer informações com base em documentos comprobatórios, e a mesma sempre age com ética e respeito ao divulgar as informações, pois tudo o que foi transcrito na Nota Oficial de ontem, estava nos documentos oficiais recebidos de Teresina e que estes não serão divulgados nas mídias sociais por questão de ética e profissionalismo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para demais esclarecimentos e disponível para fazer correção de qualquer informação, desde que seja oficialmente enviada para SMS por meio dos órgãos competentes.

Fonte: Diário do ITAIM.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais