35.4 C
Piauí
3 de dezembro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Geral

Após recorde de incêndios, governo proíbe queima controlada em todo Piauí

Queimadas no Piauí - Foto: Reprodução/Whatsapp

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) publicou portaria que proíbe a prática de queima controlada em todo estado. Segundo a pasta, a medida busca diminuir a quantidade de focos de incêndios que, atualmente, vêm consumindo grande parte das áreas de mata e floresta no Piauí. Em caso de infração, o responsável está sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa.

“Fica vedado em todo o território do Estado do Piauí, o uso do fogo em todas as suas formas, durante o período compreendido entre 23 de setembro a 30 de novembro de 2021, inclusive mediante queima controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes”, determina portaria.

O Programa de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), revelou que nos primeiros 20 dias de setembro o Piauí registrou 3.949 focos de incêndio, sendo o terceiro estado com mais casos no país. O número é maior que a soma de todas queimadas registradas no mesmo período de janeiro a agosto.

“Os números mostram aquilo que estamos vendo na prática, a maioria dos municípios do Sul do Estado estão se desdobrando para apagar os incêndios que a todo instante aparecem em diversos lugares. Eles são provocados pelo homem, fruto de nossas práticas culturais da queima do lixo, da retirada do mel e da queima de áreas para o plantio. Precisamos mudar essas atitudes para o bem de todos”, destaca Sádia Castro, secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O período de proibição da queima controlada poderá ser prorrogado se as condições climáticas e meteorológicas apresentarem desfavoráveis para o emprego do fogo.

Por Marcos Cunha, com informações da Semar

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais