18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

APPM recomenda que municípios instituam equipes de transição

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) está orientando às gestões dos municípios, que tiveram novos prefeitos eleitos, a instituir equipes de transição, atendendo à Lei Estadual 6.253/2012. Segundo a legislação, os titulares dos órgãos e das entidades ficam obrigados a fornecer às informações requisitadas pela equipe.

O procurador geral da APPM, João Deusdete, explica que o objetivo da Lei é informar a futura gestão do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração municipal.

“A equipe deve ter componentes da atual e da futura gestão, que deve indicar um coordenador, dando-lhe acesso às informações sobre as contas públicas, programas e projetos do governo municipal”, explica o procurador.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai fiscalizar essa transição nos últimos 80 dias de gestão. O objetivo é garantir que os serviços, obras e obrigações dos municípios não sofram descontinuidade em função da mudança de gestão.

O conselheiro-substituto Jaylson Campelo disse que o objetivo do trabalho das equipes e transição é garantir a normalidade da administração e a boa e regular aplicação dos recursos públicos nesses últimos dias dos atuais gestores.

A Lei 6.253/2012 diz que a equipe de transição pode ser instituída e começar a trabalhar a partir do segundo dia útil depois da eleição e terá pleno acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do município.

 

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais