25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
Conceição do CanindéDestaqueGeral

Apresentações culturais e festa abrem as comemorações dos 63 anos de Conceição do Canindé. Fotos!

A prefeitura Municipal de Conceição do Canindé, realizou diversas apresentações juninas em praça pública no centro da cidade em alusão ao aniversário da cidade, nesta última quinta-feira (29). Teve Barraquinhas, brincadeiras, sanfoneiro, muita música, dança e alegria. Foi feito um modelo de igreja para representar a antiga Conceição do Canindé – A cidade junina e às escolas fizeram à sua parte para que a abertura fosse ainda mais magnifica.

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito municipal Alcimiro Pinheiro da Costa, Primeira dama Célia Maria, Presidente da Câmara vereador Álvaro José e demais vereadores, secretários e diretores das escolas.

A Unidade Escolar Narciso Almeida desenvolveu o Projeto São João Ecológico: consciência ambiental, preservação e festa junina. Uniu o lúdico do São João e a seriedade da preservação do meio ambiente, deixando a festa ainda mais bonita. Para abrilhantar a festa a escola apresentou o desfile junino com roupas recicláveis das estilistas do 1º ano Ildeni e Linda Cleia.

São João é tempo de alegria, de falar de amor, é tempo de relembrar um bem querer, tempo de querer um bem que alegre o viver. As belezuras do pré-escolar Nomeriano José de Carvalho apresentou: Eu só quero um xodó, organizada pelas professoras Sandra e Alcilene.

Identificado pela cor de ferrugem em seu ventre e por um canto com bastante melodia, o sabiá-laranjeira é o tipo de sabiá mais conhecido em todo o mundo. Mas foi no Brasil que ele se tornou um símbolo representativo da fauna do país. Os alunos do 1º ano “A” da Unidade Escolar Narciso Almeida apresentou a dança do sabiá, organizada pelas professoras Ildeni, Alcelia e Vera.

Festa junina é uma festa de cores, de sabores, quem nunca se esbaldou de delicias como o cuscuz, manuê, chá de burro, canjica e outras gostosuras. Para esquentar a linda festa junina, as alunas do 3º ano “A” da Unidade Escolar Narciso Almeida, apresentou o sacolejo, pilou o milho e peneirou o xerém, que foi organizada por Sinhá Dalzeni e Sinhá Gildinha.

Depois de pilar o milho e peneirar o xerém, o grupo vida ativa, organizado pela técnica de referencia: a psicóloga Célia Maria, facilitadora Eliane e a coordenadora do serviço de convivência e fortalecimento de vinculo da secretaria de assistência social, Laura apresentaram a quadrilha da melhor idade.

Depois do show de vitalidade da terceira idade, para dar continuidade às apresentações, chegou a hora de apreciar o show de criatividades e beleza dos alunos do programa novo mais educação com a coreografia xique-xique de Gladson Rodrigues com a participação técnica da facilitadora Luciara.

O arrasta pé que se prese tem que ter uma morena no salão. A Unidade Escolar Celestino Filho, magnificou a festa junina com a apresentação vem morena, coreografia de Marta Ligia.

Chego o momento de homenagear um símbolo do sertão. Ele representa a força do povo nordestino, que quando o sol nasce adentra nas entranhas do sertão e quando a lua brilha não dispensa um arrasta pé em uma noite de São João. Os alunos do programa novo mais educação apresentaram a coreografia: a morte do vaqueiro de Gladson Rodrigues com a participação técnica da facilitadora Luciara.

As medidas de prevenção do meio ambiente são essenciais, pois vão de encontro à obtenção, utilização e possível escassez dos recursos naturais, visando garantir um planeta ambientalmente mais sustentável. A Unidade Escolar Narciso Almeida, engrandeceu o São João, trabalhando na conscientização do preservar. Para fechar com chave de ouro houve a última apresentação da noite, a quadrilha “Arraiá do Narcisão”, organizado pelas professoras Gisa, Racqueline, Auriane e o facilitador Gladson Rodrigues, que finalizaram a belíssima noite de abertura das comemorações dos 63 anos de Conceição do Canindé.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais