31.3 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Arara é resgatada sendo criada como animal doméstico no Sul do Piauí

Uma operação ambiental apreendeu uma arara e outras aves silvestres em cativeiro no município de Santa Filomena, a 927 Km de Teresina. A ave, da espécie arara-canindé, estava aprisionada e era usada como animal de estimação em uma jaula com menos de um metro quadrado. A operação foi realizada por equipe da Secretaria Estadual  de Meio Ambiente (Semar).

O animal foi encaminhado para o Parque Zoobotânico, em Teresina, onde passou por uma primeira avaliação veterinária, e deve ficar em quarentena nos próximos dias. Após esse período, uma nova análise será realizada pelos veterinários, onde se decidirá o destino da ave, que pode ser mantida no parque ou reinserida na natureza.

Riscos à saúde

Segundo a auditora fiscal ambiental da Semar Catharina Teixeira, além de cometer crime ambiental, as pessoas que mantêm esses animais em cativeiro também colocam em risco a própria saúde. “Na grande maioria dos casos esses animais não têm assistência veterinária. Além disso, não há controle algum de parasitas e muito menos da questão vacinal,” esclarece a profissional.

Ela alerta para doenças que esses animais podem transmitir. “Existem mais de 150 doenças que podem ser transmitidas pelo contato com animais silvestres. Raiva, toxoplasmose, leishmaniose, micose pulmonar, hanseníase e outra infinidade de doenças. Por isso, a importância de ações como essa por parte da Semar”, explica a auditora.

Fonte: Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais