30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
Curral Novo do PiauíGeral

Área Pastoral de Curral Novo do Piauí realiza Assembleia de Pastoral

Com os objetivos de refletir a temática anual da Igreja a nível diocesano e nacional, avaliar a caminhada da Igreja e traçar metas para o trabalho pastoral do ano de 2017, a Área Pastoral São Francisco de Assis formada pelos municípios de Curral Novo e Caridade do Piauí realizou no sábado, 21 de janeira, sua primeira Assembleia de Pastoral.

O evento aconteceu na Igreja Matriz de São Francisco na sede de Curral Novo e reuniu representantes das comunidades, conselhos de pastorais, conselhos econômico e movimentos, juntamente com o vigário, Padre Francisco Berto de carvalho. A assembleia também contou com a participação do pároco da Paróquia São Simão, Pe. Miguel Feitosa Pereira.

O primeiro momento foi conduzido pelo Padre Francisco Berto que fez uma reflexão mariológica a partir do capítulo VIII da Constituição Dogmática do Concílio Ecumênico Vaticano II Lumen Gentium. Após intervalo, retomando as atividades, realizou-se a setorização da Área Pastoral dividindo-a em doze setores identificados pelos nomes dos Doze Apóstolos. Os trabalhos da manhã finalizaram com a oração do Ofício da Imaculada Conceição.

À tarde, os participantes se reuniram em grupos para a avaliação da caminhada das comunidades após a criação dos conselhos comunitários de pastoral e elaboração de metas para a vivência do Ano Mariano na área pastoral e nas comunidades.

Conforme a partilha dos trabalhos em grupos, notou-se que houve avanços na caminhada das comunidades com a criação dos Conselhos Comunitários de Pastoral, aumentando o interesse e envolvimento das famílias nos serviços pastorais, influenciadas pela presença e orientação do Padre nas comunidades, bem como a ocorrência de reuniões dos conselhos para discussão e tomada de decisões.

Mediante a reflexão da temática feita pelo Padre, os participantes abordaram na partilha que Maria é cheia de graça, Virgem Mãe, modelo de Igreja (atenta às necessidades dos filhos), modelo de cristã (Maria não quis apenas ser mãe, é exemplo de serviço, fidelidade e doação). Ainda de acordo com as citações dos grupos, o ano mariano deve ser vivenciado concretamente na área pastoral por meio de formações nas comunidades sobre a temática mariológica, peregrinação com a imagem de Maria, oração do Terço Mariano e do Ofício da Imaculada Conceição em família e em comunidade, novenas e promoção de eventos sobre a vida e missão de Maria.

Concluída a partilha dos grupos, ocorreu a elaboração do calendário 2017 da Área Pastoral São Francisco de Assis, concluindo assim, a primeira assembleia de pastoral.

Diocese

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais