Assembleia Legislativa aprova vistoria de todas as barragens do Piauí

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta segunda-feira (09) requerimento solicitando a realização de vistoria em todos os reservatórios de água do Estado. O objetivo é evitar que outras barragens e açudes apresentem problemas como a Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas.

O requerimento é de autoria do deputado Marden Menezes e foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. “Solicitamos que o Governo do Estado, a Defesa Civil e a Emgerpi tome as providências urgentes no sentido de evitar que a tragédia se repita. Queremos que as barragens e açudes passem por vistorias”, destacou.

Marden Menezes comparou a situação de José de Freitas com a tragédia ocorrida na Barragem de Algodões em 2009. “Mais uma tragédia anunciada. Há nove anos praticamente a barragem de Algodões rompeu. Vidas se foram e ficaram prejuízos incalculáveis. Me parece que tudo que sofremos não serviu de exemplo para o atual governo. O mesmo filme se repete. Desde o ano passado o município de José de Freitas comunica ao governo do risco de rompimento. Nenhuma providência foi tomada. Não há resposta oficial para os pedidos”, declarou.

 Parlamentar destaca a importância da barragem para o turismo da região. “O Ministério Público afirma que é uma situação que poderia ser perfeitamente sanada se houve uma reforma e o fortalecimento das estruturas da parede do açude. Há três pontos de infiltração de água na parede. A barragem é importante no turismo e aproveitamento de água. As comunidades próximas dependem dela para economia. Graças a Deus houve tempo para retirar as pessoas”, afirmou.

 

 

Fonte: Lídia Brito / CidadeVerde