35.3 C
Piauí
2 de junho de 2023
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacionalQueimada Nova

Assistência Social de Queimada Nova promove momento de palestras para discussão do Maio Laranja e novo Bolsa Família; veja fotos

A gestão do prefeito Raimundo Júlio mais uma vez fez bonito e promoveu ações educativas nas escolas, envolveram dinâmicas, apresentações musicais, cartazes, entre outras atividades com o objetivo de conscientizar os alunos. No dia “D” da campanha de 18 de maio, as equipes do CRAS e Conselho Tutelar participaram de um programa na Rádio Educativa de Queimada Nova, onde falaram sobre a necessidade da conscientização e enfatizaram a importância da denúncia. Além disso, as equipes estiveram em alguns pontos comerciais e nos órgãos públicos fazendo a divulgação e distribuição de cartazes.

Com isso, a Prefeitura de Queimada Nova, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, nesta segunda-feira (22), um evento de “encerramento” para tratar sobre temas de relevância social no município. Durante o momento, foram debatidas as pautas acerca do dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, assim como a situação do novo Bolsa Família, programa social do Governo Federal.

O evento contou com a participação de diversas autoridades importantes na administração pública. Dentre elas, esteve o prefeito Raimundo Júlio, acompanhado da primeira dama Teresa, a Secretária Municipal de Assistência Social, Elidiane Macedo, o presidente da Câmara Municipal, Gilmar Macedo, o juiz Dr. Denis Deangelis, o Delegado Dr. Anderson Guerra, o Cabo Severino, a conselheira Marta Lúcia, além dos palestrantes e vereadores.

Como parte da campanha do Maio Laranja, o 18 de maio tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e convocar toda a sociedade para defender as crianças e adolescentes da violência sexual. Para discutir o tema, o Delegado da Delegacia Regional de Paulistana, Dr. Anderson de Almeida Guerra, e o Juiz da Comarca de Paulistana, Dr. Denis Deangelis Brito Varela, foram convidados para expor suas respectivas trajetórias no enfrentamento contra a violência sexual, bem como as ações de defesa aos direitos do público infanto-juvenil.

O presidente da Câmara de Vereadores de Queimada Nova, vereador Gilmar Macedo, comentou sobre a necessidade de discutir a temática não apenas na data, mas em todos os momentos, já que o abuso pode acontecer em qualquer lugar e data. “É um trabalho que não pode ficar apenas na data [de 18 de maio]. Os abusos acontecem em todos os lugares e não deveriam, por isso estamos aqui com o setor judiciário, para mostrar que existem leis. É um momento importantíssimo, que todos levem a mensagem dele”, afirmou.

A Secretária de Assistência Social, Elidiane Macedo, enfatiza que a discussão do tema já era proposta nos anos anteriores nas escolas. No entanto, neste ano, foi decidido expandir a abordagem do tema para que a população geral fosse informada com fontes de qualidade. A secretária espera que, com o momento, todos ganhem consciência da importância de tratar a pauta com seriedade.

“Nos anos anteriores, discutíamos este assunto nas escolas, alertando e conscientizando as crianças e adolescentes. Neste ano, além de ser discutido nas escolas, planejamos avançar no sentindo de ampliar o público-alvo, levando essas ricas informações aos pais, responsáveis e população em geral, por isso contamos com a participação valiosa do Juiz da Comarca de Paulistana e do Delegado da Polícia Civil de Paulistana. Acredito que sementes foram plantadas e que, com o passar do tempo, teremos crianças e adolescentes conscientes sobre o abuso e exploração sexual”, afirmou a secretária, parabenizando a equipe pelo trabalho.

Representando os demais, a conselheira tutelar de Queimada Nova, Marta Lúcia, relembrou que, em 2022, foram registrados quatro casos de abuso, os quais resultaram em duas prisões. Para a conselheira, é preciso romper com o tabu e começar a debater o assunto com seriedade, sempre visando assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

“Hoje é um dia muito importante, estamos tendo a oportunidade de falar sobre um assunto que muitos têm vergonha. Nossas famílias são conservadoras, mas precisamos falar sobre. O abuso acontece dentro de casa e Queimada Nova não está livre. A campanha acontece no país inteiro, que visa conscientizar a população. Vamos proteger nossas crianças e adolescentes, as marcas do abuso são levadas para a vida toda”, pontuou Marta.

Além da temática do Maio Laranja, o momento foi utilizado para discutir sobre o novo Bolsa Família e o Cadastro Único, principal forma de entrada para acessar o benefício.  Depois de apresentar os dados atualizados do município, o palestrante e consultor de políticas públicas, Roberto Oliveira, iniciou uma conversa com o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas.

Observando o debate dos dois assuntos, o prefeito Raimundo Júlio avaliou o momento como positivo, já que são assuntos de extrema importância. O gestor ainda destacou a presença do público e a forma com que as demandas da população foram sanadas com as resoluções dos problemas e dúvidas apresentadas.

“Conversar sobre o 18 de maio foi muito bom, a gestão sempre se preocupa com a temática e dá todo o apoio a Secretaria de Assistência Social. A palestra sobre o Bolsa Família também foi necessária, já que os programas sempre mudam. O povo conseguiu tirar as dúvidas e foi orientado, será bom para o município e para todo mundo que atualizar o cadastro”, disse o prefeito.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais