32.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

“Até final do ano mil policiais serão promovidos”, garante comandante da PM

O coronel Carlos Augusto, comandante-geral da Polícia Militar no Piauí, destacou que nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes, 383 policiais da corporação serão promovidos, depois de ter sido aprovada ontem na Assembleia Legislativa uma lei, de autoria do governo do Estado, que reesturtura a organização da PM no Estado, incluindo o direito à promoção dos policiais.

Amanhã a solenidade acontece no Comando Geral com presença do governador Wellington Dias. Até o final, o coronel disse que serão promovidos mais de 1000 oficiais e também de praças, no caso para segundos sub-tenentes  e sargentos.

“Em 20 anos da PM no Piauí, nós discutíamos a nível de Estado Social, a reorganização da polícia, a promoção dos agentes, o fracionamento do policiamento no interior e a a Lei veio para contemplar isso também, não só as promoções. E éramos pressionados a nos modernizar, a reestruturar os comandos, porque isso é muito necessário. Então a aprovação dessa Lei foi muito bem vinda […] Era uma dívida do Estado com a polícia militar”, destacou o comandante.

Ele falou da necessidade da polícia em ter um corpo técnico maior trabalhando apenas no ensino e capacitação de policiais e que agora a Lei cria um Centro de Capacitação e que também foi uma conquista da Lei a divisão dos comandos em duas áreas. “O que precisamos agora é de um melhor planejamento por parte do estado, porque temos um déficit no efetivo e precisamos melhor planejar, para que todos ao anos os policiais possam ser promovidos”.

Também lembrou que agora a PM está adotando novas medidas de segurança, reforçando o policiamento nos bairros, que demanda um trabalho de segurança muito grande e que já houve mudanças nos horários das escalas de serviço para que o policiamento seja reforçado justamente nos horários de trânsito em que as pessoas estão indo ou voltando do trabalho ou das escolas.

“Temos mais de 100 viaturas nas ruas aumentado o policiamento nas horas de trânsito das pessoas na ida, de 7 às 9h, e volta, 17h às 19h, para o trabalho”

Estão previstas vagas para oficiais agora, de acordo com Carlos Augusto, que era “um funil muito fechado. Com crescimento do Estado, essas áreas não acompanharam esse aumento e não eram ampliadas.O que precisamos agora é de um melhor planejamento por parte do estado, porque temos um déficit no efetivo e precisamos melhor planejar para que todos ao anos os policiais possam ser promovidos”, concluiu o comandante.

 

Lyza Freitas (Com informações da TV Cidade Verde)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais