31.3 C
Piauí
18 de janeiro de 2021
Cidades em Foco
Esportes Geral Internacional

Atletismo do Piauí é ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18

Ao saltar 15,09 metros, o estudante Felipe Cauã Campelo da Silva conquistou o primeiro lugar na modalidade salto triplo durante o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. A competição aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da CBAt, em Bragança Paulista (SP).

Felipe é aluno da Unidade Escolar Noronha Filho, localizada no município de Monsenhor Gil, e possui um histórico vitorioso na modalidade sendo campeão e vice-campeão brasileiro na categoria sub-16 no salto triplo e distância, respectivamente; 3º lugar brasileiro e escolar sub-18 no salto triplo e possui cinco medalhas em âmbito nacional.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez a doação das passagens aéreas para Felipe e para o professor da rede estadual e técnico, Jozimar de Sousa Venção. O técnico de atletismo acompanha a evolução do estudante e comemora o resultado diante das dificuldades de treinamento. Antes do campeonato brasileiro, o atleta participou apenas de um campeonato oficial, que lhe rendeu duas medalhas de ouro no Campeonato Piauiense de Atletismo Sub-18, no salto triplo e salto em distância.

“O resultado foi bem além do esperado, pois tínhamos outro resultado em mente com base nas competições anteriores e também pela pandemia, que fez com que ele ficasse dois meses sem treinamento. O Felipe voltou a treinar forte para o piauiense que lhe rendeu medalhas e índice técnico para competir, mas não é todo jovem que alcança este resultado no brasileiro Sub-18. Agora vamos tentar um intercâmbio para ele, pois foi um resultado bastante expressivo”, declarou o treinador.

Jozimar é idealizador do projeto Pé de Vento: formando cidadãos e vencedores, do qual o Felipe faz parte, e trabalha junto às escolas Noronha Filho e Raimundo Pessoa. “A escola sempre ajudou o projeto e o clube de atletismo Amormed criado junto associação de moradores do residencial Menino Deus, em Monsenhor Gil. O projeto existe há mais de sete anos e já revelou muitos outros meninos da mesma escola e foram todos campeões no atletismo dos jogos escolares. Estamos estudando realizar um projeto dentro das escolas”, destacou.

O Brasileiro Caixa Sub-18 contou com a participação de 625 atletas (246 mulheres e 379 homens) de 110 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal e foi o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia da Covid-19.

Da Redação 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais