23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Audiência no MP discute falta de professores em 59 cursos da Uespi

Pela segunda vez, o governo do estado não enviou representantes à audiência no Ministério Público do Estado que discutiu a situação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Atualmente, 59 cursos possuem menos de cinco professores efetivos, muitos apresentam estrutura precária e o MP pretendia recomendar realização imediata de concurso público.

De acordo com o MP, foram discutidas saídas para os problemas da Uespi, com a presença do promotor Fernando Santos, da reitora em exercício Bárbara Melo, pró-reitores de ensino e gestão, a professora Lina Santana e procuradores Ministério Público de Contas.

A ausência do governo impediu a recomendação e adoção de medidas mais urgentes para sanar os problemas da Universidade. Quanto à situação dos docentes, o MP sugeriu a realização de concurso público. A legislação orienta para que haja no mínimo cinco professores efetivos nos cursos superiores. Hoje, na Instituição, há 59 cursos com menor quantidade.

A Uespi informou ao MP que antes da realização do concurso, pretende encerrar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O plano pretende ouvir alunos, professores e servidores e estabelecer um diagnóstico da situação e das necessidades da Universidade, com o objetivo de desenvolver estratégias para a instituição.

A adminsitração pretende encerrar o PDI dentro de 45 dias e, se possível, acelerar a finalização. Isso porque o MP cobrou ainda a disponibilização de informações a tempo da elaboração do edital do Sisu. O sistema deve dispor de todos os detalhes de cursos susperiores disponíveis para quem faz o Enem. A instituição informou que os dados estarão disponíveis a tempo.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 26 de agosto, quando o governo do estado será novamente convidado a comparecer.

 

Maria Romero  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais