29 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSimplício Mendes

Audiência pública sobre reforma da previdência reúne centenas de pessoas em Simplício Mendes

????????????????????????????????????

Na manhã desta segunda-feira (08) centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais realizaram uma manifestação contra a proposta de reforma da previdência ou PEC 287/2016.

Os manifestantes se concentraram em frente á sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de lá partiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade usando carro de som, faixas e cartazes, com término no prédio do poder legislativo, onde já eram aguardados pelos vereadores para a realização de uma audiência pública.

O evento público foi organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Simplício Mendes e contou com a participação da vice-presidente da FETAG, Lucilene Ferreira, Anfrísio Moura secretário da terceira idade da FETAG, Simão Oliveira assessor de políticas sociais da FETAG, Marlene Veloso coordenadora do Polo Sindical Regional de Simplício Mendes, José Joaquim chefe do escritório do Emater em Simplício Mendes e o senhor Domingos secretário de agricultura de Pedro Laurentino.

Segundo Marlene Veloso coordenadora do Polo Sindical Regional de Simplício Mendes, o objetivo da audiência pública é esclarecer sobre a proposta da reforma da previdência e suas consequências para os trabalhadores e trabalhadoras.

Os vereadores Nilo Barbosa de Pedro Laurentino, Anchieta de Bela Vista do Piauí, Gildásio de Capitão Gervásio Oliveira, Erisleide de Campinas do Piauí, Manoel Amâncio de Nova Santa Rita do Piauí, e o ex-prefeito de Bela Vista do Piauí Josimar Coelho de Almeida também participaram do evento. Além de várias caravanas de trabalhadores e trabalhadoras rurais dos municípios que compõe o Polo Sindical Regional de Simplício Mendes.

As autoridades e os participantes do evento manifestaram sua revolta e indignação contra os itens propostos na reforma que altera o atual formato de aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras.

O movimento sindical CONTAG, FETAG-PI,POLOS e STTR,S tem a seguinte posição em relação a proposta de reforma da previdência:

Manutenção das atuais regras de custeio e de acesso, tornar a arrecadação da produção mais eficiente, fim das renuncias das exportações, rever a desoneração das receitas da união- DRU da Seguridade Social, cobrar credito sonegados das empresas, taxação das grandes fortunas e cobrar ainda que seja feito o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS RURAL).

A câmara de vereadores de Simplício Mendes aprovou por unanimidade uma moção de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e de repúdio á proposta de reforma da previdência, que teve como requerente  o vereador Wellington José Leal Rodrigues.

Os organizadores do evento público elaboraram um documento que será entregue aos deputados federais e senadores reivindicando a manutenção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras no regime geral da previdência.

Quem votar a favor da PEC 287/2016 como está proposta não receberá votos em 2018, ameaçam os trabalhadores.

 

 

Fonte: Blog do João Batista

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais