30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Aulas nas escolas particulares são retomadas na forma híbrida no Piauí

Escolas da rede estadual retomaram as aulas presenciais no Piauí no ano passado — Foto: Divulgação/Seduc

As aulas de colégios particulares no Piauí foram retomadas nesta segunda-feira (18). O ensino será híbrido, parte dos estudantes terão aulas de forma remota e outra parte presencial. A volta às aulas será escalonada. O Governo do Estado aprovou o protocolo com medidas de segurança para o retorno às atividades presenciais para o setor da educação.

Além disso, em decreto publicado no dia 8 de janeiro, foram autorizados a funcionarberçários, creches, infantários, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, tecnólogo, educação de jovens e adultos (EJA), ensino superior, pós-graduação, preparatórios, cursos, seminários, palestras, capacitações, congressos, simpósios, etc.

Ainda não retornaram: as aulas do ensino infantil, fundamental, 1° e 2° ano da rede pública de ensino. As aulas na rede estadual estão previstas para voltar no dia 25 de janeiro, de forma remota. Já na rede municipal da capital piauiense, o retorno acontecerá dia 18 de fevereiro.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe), Marcelo Siqueira, informou que cada colégio irá produzir o próprio calendário de volta às aulas, de modo que os alunos consigam cumprir ao menos 200 dias letivos.

“Temos duas obrigações: voltar de forma remota e de forma híbrida. A híbrida, dependendo da quantidade de alunos que esteja na forma remota e do tamanho da sala, faremos o rodízio. Cada escola vai fazer o seu calendário. A maioria vai voltar dia 25, dia 26. Acreditamos que até fevereiro todo mundo já vai ter voltado”, disse.

Albertino Veloso é diretor de uma escola particular na capital e citou algumas mudanças que a pandemia causou na educação.

“A primeira das mudanças começa na entrada do estudante na escola. Havia, anteriormente, uma acolhida, um momento lúdico, e com o protocolo não vai mais acontecer. O recreio será escalonado, de modo que cada turma tenha o seu momento. Eles podem brincar, mas teremos o espaço mais amplo possível”, explicou.

As aulas presenciais de turmas de 3º ano e pré-vestibular, e de aulas práticas e estágios educacionais para alunos a partir do 8º período de seus respectivos cursos foram liberadas ainda no ano passado.
Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais