20 C
Piauí
13 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Educação Geral Oeiras

Aulas transmitidas pelo rádio aproximam alunos da escola na rede municipal de Oeiras

Com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encontrou uma forma aproximar a escola do aluno e continuar oferecendo ensino de qualidade a todos os estudantes da rede municipal: as radioaulas. Pensadas e produzidas pela equipe de professores e coordenadores do município, as aulas começaram a ser transmitidas nesta quarta-feira, 1°, pelas rádios Vale do Canindé e Cristo Rei FM.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, explica as radioaulas contribuem para fortalecer o elo entre escola e família durante a pandemia. “Essa nova expertise em utilizar o rádio como comunicação para ampliar a interação com os nossos mais de 6 mil alunos nasce de uma necessidade de mantermos o distanciamento em função da preservação da vida, para evitar a contaminação pelo coronavírus, e nos dá uma possibilidade de chegarmos, através das ondas do rádio. Essa ferramenta que parece tão antiga, mas que se renova a cada dia e não perde o seu espaço diante das novas mídias foi um alento e já pudemos perceber que muitos alunos aderiram às orientações que enviamos no material impresso”, afirma a secretária.

Foto: Prefeitura de Oeiras

A iniciativa da Semed faz parte do projeto Escola da Família – “Conectada ao Saber”, que leva atividades pedagógicas não presenciais às crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais, tanto na zona urbana quanto na rural de Oeiras. “Assim, começamos a fazer a retomada das atividades educacionais no município de Oeiras, de maneira não presencial, exercendo a educação doméstica e chegando mais próximo dos alunos, através do rádio, que a ferramenta mais democrática e que mais chega aos alunos”, acrescenta Tiana Tapety.

Zélia, mãe da aluna Maria de Fátima, do 7° ano da Escola Municipal Sítio Nacional, aprovou o sistema de radioaulas. “É uma forma de segurança devido a pandemia. É difícil porque não tem contato com o professor pessoalmente, mas na verdade é bom porque ela não está parada e vai evoluir”, opina.

Além do rádio, o regime especial de aulas não presenciais é constituído por um conjunto de estratégias de interação, entre elas: o acesso a plataformas digitais, a criação de grupos de whatsapp, distribuição de atividades impressas e também a transmissão de aulas pela internet.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais