30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Aumenta número de presos trabalhando nos presídios do Piauí

Levantamento feito pela Secretaria de Justiça do Piauí aponta que cerca de 1.300 pessoas privadas de liberdade no sistema prisional estão trabalhando, hoje, nas atividades internas das penitenciárias, como limpeza, cozinha, horta, construção civil, serviços gerais, biblioteca, marcenaria, panificação, auxiliares de produção e artesanato.

O dado demonstra que, em comparação a 2014, o número de presos que trabalham nos presídios do Piauí quadruplicou – de acordo com o  Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), apenas 314 pessoas privadas de liberdade trabalhavam nas prisões, naquele ano.

Levando em conta o número total de presos no sistema penitenciário do Piauí (cerca de 3.700), o número de detentos trabalhando nos presídios equivale, hoje, a um percentual de aproximadamente 35%. Para o secretário de Justiça Daniel Oliveira Valente, o trabalho interno é importante, ao fazer com que o preso ajude a arcar com sua própria despesa na prisão.

“Sem falar no benefício que o trabalho dentro da penitenciária fornece no tocante ao próprio processo de ressocilização, dando ao preso suporte para que, ao ser incentivado nas tarefas diárias, ele possa vislumbrar uma ocupação quando cumprir a sua pena e voltar para a sociedade”, observa Daniel Oliveira.

O secretário de Justiça do Piauí chama atenção, ainda, para os cursos profissionalizantes nas penitenciárias, a formação de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para capacitar e absorver mão de obra egressa do sistema prisional e o incentivo à aplicação de medidas e penas alternativas que vinculem o beneficiado a uma ocupação profissional.

 

Fonte: Ascom/Sejus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais