25.2 C
Piauí
20 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralSaúdeSertão do Inhamuns em Foco

Aumento do calor: veja dicas para se alimentar bem na época mais quente

Alimentos / Foto: Freepik

Saber se alimentar no calor é essencial para o conforto e qualidade de vida. Para isso, é necessário escolher os alimentos certos pode ajudar no equilíbrio metabólico e no bem-estar.

Durante este período mais quente do ano, segundo a nutricionista Monik Cabral, é importante que as pessoas dêem preferência a alimentos in natura ou minimamente processado como frutas, legumes e carnes brancas. Além disso, a especialista revela que com a perda excessiva de suor, é imprescindível manter a hidratação ingerindo bastante água e sucos.

“Alimentos a serem consumidos são as frutas da estação, sucos naturais, água de coco, saladas refrescantes, picolé de fruta. É importante também ter cuidado com a higiene e conservação desses alimentos. As altas temperaturas aumentam o risco de contaminação dos alimentos, gerando intoxicação e infecção alimentar”, explicou.

A especialista também informou que devem ser evitados os alimentos gordurossos, molhos à base de creme de leitem, frituras e até bebibidas alcoólicas.

“Na alimentação não devem entrar as carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese. Além disso, é importante evitar frituras de modo geral e bebidas alcoólicas. Além disso, A alimentação pode ajudar a controlar os níveis de temperatura do corpo, auxiliando na hidratação e fazendo seu organismo ter o equilíbrio necessário para o bom funcionamento. O nosso corpo precisa ficar em uma temperatura estável para funcionar, normalmente em torno de 36-37°C”, afirmou.

Ainda de acordo com a nutricionista, é possível conseguir esse equilíbrio unindo a quantidade ideal de água ao consumo de refeições leves e frutas que contém muita água em sua composição.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais