23.8 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Barragem chega a menor de 5% e prefeita pede racionamento de água em Pio IX

A barragem de Piaus – que atualmente opera com menos de 5% da sua capacidade – está na iminência de deixar mais de 40 mil habitantes sem água no Estado.

O alerta é da prefeita do município de Pio IX, Regina Coeli, que esteve em Brasília pedindo apoio do governo federal para ações emergenciais no município.

A prefeita adverte também que o governo do Estado deve decretar racionamento de água nos municípios que são abastecidos pela barragem de Piaus. São eles: Pio IX, Fronteira, Vila Nova, Campo Grande e São Julião.

“Há dois meses, no dia da audiência pública com a presença de representantes do Dnocs, Agespisa já ficou clara a necessidade de decretar o racionamento de água. A medida é antipática, mas é necessária para não piorar ainda mais a situação”, garantiu a prefeita Regina Coeli.

Em Brasília, a prefeita defendeu a liberação de recursos junto ao Ministério da Integração para a construção da adutora de engate rápido.

Pela proposta, a água sairia da barragem Patos e iria para o povoado Mandacaru, no município de São Julião. A obra foi orçada em R$ 110 milhões.

“Os poços tubulares não resolvem, são medidas temporárias, paliativas. A construção da adutora de engate rápido resolveria de forma mais concreta o problema”.

Campanha educativa

A prefeita disse ainda que iniciou no município uma campanha de conscientização para racionamento de água junto à população. A campanha acontece em escolas, repartições públicas e nas rádios.

“As pessoas que têm água, muitas vezes usam de forma irracional e é preciso de medidas urgentes para não comprometer o abastecimento de água no município”, ressaltou a prefeita.

“Estivemos em Brasília para tratar de ações preventivas que resolvam a crise hídrica em nossa região. Não mediremos esforços para adquirir medidas emergenciais em combate à crise hídrica pela qual estamos passando”, diz a prefeita de Pio IX.

 

Fonte: Flash Yala Sena / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais