18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Barragem de Bocaina atinge 70% da sua capacidade

Imagem reprodução

As chuvas dos últimos dias elevaram satisfatoriamente o nível da Barragem de Bocaina. Dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) apontam que nesta segunda-feira, 16, o reservatório está com 74.876,295 m3, de água, o que representa 70% da capacidade.

“Este é o maior índice registrado na barragem de Bocaina dos últimos sete anos. Se forem registradas mais duas ou três chuvas como a desta segunda-feira, a possibilidade de sangrar não está descartada. A última vez que sangrou foi no ano de 2009”, disse o técnico do DNOCS Francisco Alves Teixeira, em entrevista ao Picos 40 Graus.

Em 2019, após o período invernoso, a Barragem de Bocaina registrou 52 milhões m³ de água.

Histórico

A barragem foi construída próxima a nascente do Rio Guaribas e tem capacidade para armazenar 106 milhões de metros cúbicos de água, que quando está cheia, chega a formar um imenso lago de até 28 quilômetros de extensão.

Construída no início da década de 80, no antigo povoado Varjota, pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3°BEC), o reservatório tinha como objetivo principal amenizar a seca nas cidades de Bocaina, Sussuapara e Picos, além de dar maior perenidade ao Rio Guaribas. Com o tempo tornou-se opção de lazer por ser uma das maiores barragens do Piauí.

No período de 2004 a 2009, a Barragem de Bocaina atingiu um de seus níveis históricos quanto ao volume de água, onde comportou 100% da sua capacidade.

Fonte: Picos40graus

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais