26.6 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPatos do Piauí

Barragem Poço de Marruá: Uma fonte de desenvolvimento no semiárido piauiense

Localizada no município de Patos, no Piauí, a cerca de 95 km de Picos, a barragem Poço de Marruá e Adutoras é composta por 395 milhões de m³ de água e abastece cinco cidades uma população de aproximadamente de 114314 habitantes contemplando os municípios de Simões, Jacobina, Curral Novo, Caridade e Patos.

Inaugurada no ano de 2010, a barragem Poço de Marruá foi planejada para ajudar a solucionar o problema que a população não apenas de Patos, mais também de cidades vizinhas enfrentava com a seca e a escassez de água. Um problema ainda enfrentado nos dias de hoje em algumas regiões do semiárido brasileiro

De acordo com o ex-prefeito de Patos, Aluísio Coelho, o fornecimento de água para a população, antes da construção da Barragem, se dava através de poços rasos, devido a difícil perfuração nos terrenos. Outra forma de abastecimento á época era por meio de cacimbas ou carros-pipa.

7ba907fe1a47de0b45b43394c480
Imagem da barragem Poço de Marruá, na cidade de Patos do Piauí – Foto: Alan Kardek

 “Era o sofrimento mais triste do mundo, não tinha água, pegamos anos ruins nossa valência era o lençol que tinha para a região do Cajueiro. E depois dessa barragem acabou todo o sofrimento tenho certeza que foi a melhor coisa feita no nosso município, não só para Patos, mas Jacobina, Caridade, Curral Novo, Simões e acabando com a falta de água depois da construção dessa barragem”, afirma o ex-prefeito.

Além do fornecimento de água, a barragem serve como fonte de renda para população que tem acesso a ela. No Poço de Marruá é desenvolvido um projeto de Piscicultura conforme o ex-prefeito, a Associação de Pescadores Poço de Marruá hoje muito bem estruturado, que produz um grande número de peixes em uma pesca semanal que faz sua distribuição para toda microrregião de Picos, São Julião, Francisco Santos, Marcolândia.

11733828_1133557286660843_315907580_o - Copia
Barragem Poço de Marruá muda realidade dos municípios de Patos, Jacobina, Caridade, Curral Novo e Simões – Foto: Alan Kardek

A irrigação é outro meio que vem ganhando proporção e ajudando financeiramente. A partir da agricultura familiar, moradores ribeirinhos que usam a água da barragem para irrigar pequenas plantações que em tempo de estiagem é a principal fonte de alimento não apenas para o próprio consumo mais também para pequenos animais como ovinos e caprinos.

Pela sua bela paisagem, a barragem atrai muitos turistas, não apenas do Piauí como também de outros estados, principalmente após as fortes chuvas deste ano que elevaram o nível de água chegando ao sangramento da barragem.

8540_Niver_PI
Barragem Poço de Marruá atrai turista de várias cidades do Piauí e de outros estados do Brasil – Foto: Alan Kardek!

Para o comerciante Helânio Coutinho, que possui um restaurante há seis anos no local, com o aumento no turismo houve crescimento dos lucros gerados com a venda de comidas e bebidas na barragem.

“Os turistas passaram a frequentar mais a barragem, consideravelmente as vendas aumentaram sim, e o meu sustento e tirado daqui deste empreendimento”, declarou

8651_email-mkt-FACID-passoapasso
Turistas se divertem nas águas da barragem de Poço de Marruá – Foto: Alan Kardek

A barragem Poço de Marruá desenvolve e complementa a economia local com o dinheiro que gira na cidade, no comércio e o número de emprego é gerado de forma direta as pessoas colocam suas próprias barracas para venda se tornando uma fonte de renda que vem ajudando famílias de Patos.

Durante o período carnavalesco, foi registrado aproximadamente duas mil pessoas, segundo informações do prefeito Agenilson Teixeira Dias.

7ba907fe1a47de0b45b43394c480 - Copia
Agenilson Teixeira Dias, atual prefeito do município de Patos do Piauí – Foto: Junior Oliveira

“No domingo anterior ao carnaval foi registrado mais de duas mil pessoas visitando a barragem então aquele pessoal que tem aquelas barracas venderam muita bebida, sem falar na comida então aquilo já é um incentivo muito grande para a economia local”, disse.

Para o turista Rogério de Sousa Rodrigues, o local é muito bonito e aconchegante, não se decepcionam ao conhecer utilizam também o espaço para banho, pesca e lazer principalmente com o uso de Jet Sky, porém relatam o problema da falta de estrutura em relação às barracas.

11733828_1133557286660843_315907580_o

“O local por ser muito bonito e um ponto turístico, deveria ser um local mais organizado as barraquinhas não possuem estrutura adequada para o público. Por ser um local bom na cidade, um local onde os turistas vão visitar tem alguns detalhes que poderiam ser bem melhores”, avaliou.

Balneário

O atual prefeito de Patos Agenilson Teixeira Dias afirma que existe um projeto em andamento para a melhoria do ambiente com a construção de um balneário com cinco barracas, todas com banheiros masculinos e femininos e para portadores de deficiência. O também bar com depósito e cozinha para atender a população de Patos e os visitantes. O gestor afirma que o prazo de finalização do projeto será realizado em breve.

“Até agora esse projeto não saiu, mas irá se concluir vai ser o ponto turístico mais procurado de toda região como já esta sendo”, pontuou

“A Barragem Poço de Marruá é realmente uma obra que trouxe grandes benefícios para todos os aspectos de Patos e macrorregião sendo assim uma grande forma de Desenvolvimento no Semiárido”, finaliza o prefeito.

 

 

Com informações dos alunos do 3º período de jornalismo da faculdade R.Sá

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais