31.5 C
Piauí
19 de abril de 2019
Cidades em Foco
Campinas do Piauí Conceição do Canindé Geral Paulistana Piauí

Barragens do Piauí contam com novo sistema de monitoramento

O Governo do Piauí está implantando o sistema de monitoramento diário das barragens, com transmissão automática das informações, via aplicativo de celular. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e tem como meta, até o fim de março, contemplar, aproximadamente,  de 28 açudes do estado com o serviço.

“Em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Semar fará, neste mês de fevereiro, a entrega dos aparelhos de celular que serão usados pelos observadores das barragens. O aplicativo para dispositivo móvel, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), está sendo implantado em todo o nordeste do país e vai dar suporte ao Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), especialmente na região do Semiárido. As informações sobre o volume de águas de dez açudes do estado já estão sendo repassadas diariamente à ANA por este aplicativo de celular, que é seguro e eficaz”, informa a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, responsável pela coordenação do sistema no Piauí.

O sistema de monitoramento diário já foi implantado nas seguintes barragens: Mesa de Pedra, em Valença; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Estreito, em Padre Marcos; Poço do Marruá, na cidade de Patos do Piauí; Bocaina, no município de Bocaina; Piaus, em São Julião; Barreiras, em Fronteiras; Cajazeiras, localizada em Pio IX; Ingazeiras, no município de Paulistana; e Salinas, em São Francisco do Piauí.

Até o fim de março, o sistema estará disponível para os seguintes reservatórios: Barragem Algodões II, em Curimatá; Barragem Jenipapo, em São João do Piauí; Barragem Petrônio Portela, no município de São Raimundo Nonato; Poços, na cidade de Itaueira; Barragem Bonfim, em Bonfim do Piauí; Barragem Caracol, na cidade de Caracol; Barragem Malhadinha, em Dirceu Arcoverde; Barragem Nonato, no município de Dom Inocêncio; Cacimba, em Campinas do Piauí; Barragem Caldeirão, em Piripiri; Barragem Corredores, na cidade de Campo Maior; Barragem Piracuruca, em Piracuruca; Bezerros, em José de Freitas; Emparedado, em Campo Maior; Joana, em Pedro II; São Vicente, em São Miguel do Tapuio; Taboquinha, em Beneditinos; e Barragem Anajás, no município de Piripiri.

 

 

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Concurso do MP-PI tem 5 vagas para promotor e salário R$ 25 mil

Junior Oliveira

Palestras orientam população sobre cuidados com a saúde em Curral Novo do PI. Veja fotos!

Junior Oliveira

Rubem Martins pede a criação de banco de medicamentos no Piauí

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais