24 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Bela Vista do Piauí realiza dia da Consciência Negra com debates e apresentações culturais

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na última terça-feira (22), atividades voltadas para o dia da Consciência Negra. Foram desenvolvidas conversas, debates, apresentações culturais e discussões sobre a temática para a reflexão de todos os presentes. Esteve no evento o prefeito Neto, a Secretária de Assistência Social, Eliane de Sousa Tolentino, vereadores, representantes das pastas do município e personalidades representativas e convidadas para enriquecer o debate cultural proposto.

Durante o dia, ocorreu a oficina “Estilo e Beleza do Cabelo Afro-Brasileiro”, ministrada pelo chamado Rei das Tranças, Jacksuel Walles Rodrigues. O momento teve como objetivo mostrar os cuidados com o cabelo crespo e cacheado, bem como valorizar os cachos, dar dicas de beleza e produtos para usar, ensinar a fazer tranças e penteados que possam ser usados no dia-a-dia. Em todo o momento foi enfatizado a beleza dos cabelos afros, para que entendam que não há a necessidade de ter vergonha, e a importância em assumir sua identidade.

Além disso, foi feita uma entrevista pela adolescente do NUCA, Alyssiane Rodrigues Brito, a qual entrevistou o presidente da Associação dos Quilombolas da Comunidade Lagoa das Carnaíbas, o senhor Laudenite Raimundo Alves, conhecido como Nito. A entrevista foi repassada na Rádio Jatobá dos Coelhos FM no Jornal do Meio-dia.

Encerrando a pauta, a noite foi organizada com o momento cultural intitulado “Dia da Consciência Negra – Viver com Igualdade é saber respeitar”. O início foi dado com a composição da mesa de honra na presença das autoridades do município e representações das Comunidades Quilombolas de Amarra Negro, a presidente Ana Paula Nery dos Santos, e Lagoa das Carnaíbas, com o presidente Laudenite Raimundo Alves, o Nito.

Em seguida, foi dada a palavra para o prefeito Neto, o qual frisou a importância das atividades realizadas, parabenizou a Secretaria Municipal de Assistência Social pela iniciativa de trabalhar, pela primeira vez, a temática em alusão ao Dia da Consciência Negra. O gestor municipal também se dispôs a apoiar e colaborar em ações como esta.

Na sequência, a Secretária Municipal de Assistência Social e 1°Dama, Profª. Eliane de Sousa Tolentino, deu boas vindas a todos presentes, agradeceu a participação e presença das Comunidades Quilombolas Amarra Negro e Lagoa das Carnaíbas. A secretária enfatizou sobre a importância de se discutir sobre a temática e fazer uma reflexão sobre as atitudes de preconceito que existem, em seus vários tipos, na sociedade. A professora ainda pontuou que cada ser humano deve melhorar a sua postura, pois todos merecem e devem ser respeitados na diversidade cultural.

No decorrer do evento, outras autoridades, como o vereador Bartolomeu José Coelho, Larisse Lopes Coelho, Ana Paula Nery dos Santos e Laudenite Raimundo Alves (Nito) falaram da relevância deste momento de discussão sobre a temática. Na sequência, foi apresentada a Coreografia do grupo de dança Pérola Negra, acompanhada da leitura de texto reflexivo pela senhora Sandryelle da Silva Ferreira. Logo após, o Coordenador Cultural de Comunidades Quilombolas, Marcos Vinicius Ferreira, o Nego Vina, fez uma belíssima explanação sobre o tema “Direitos Humanos e Racismo”.

O evento ainda contou com o desfile das jovens Maria Eduarda, Silvania e Kamilly, apresentando a beleza e cultura Afro-brasileira e outro com a exposição de cartazes confeccionados no decorrer do mês pelas crianças e adolescentes do SCFV. Após isso, o jovem Jacksuel fez um breve relato da história da trança. Finalizando o evento, foi apresentado o Desfile do Cabelo Afro-Brasileiro.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais