24.2 C
Piauí
25 de junho de 2022
Cidades em Foco
Betânia do Piauí Destaque Geral

BETÂNIA: com recursos próprios, prefeitura realiza mutirão de mamografia para aproximadamente 500 mulheres

Em alusão ao aniversário de 28 anos de emancipação política, celebrado na próxima quarta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Betânia do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas ações voltadas à saúde da mulher betanhense.

Entra as ações, foram proporcionados, ao público de 45 a 69 anos, exames de mamografia, com o objetivo de prevenir e combater o câncer de mama. O mutirão teve início no dia 17 e se encerrou neste sábado (22), com um café da manhã para as mulheres betanhense e uma palestra ministrada pela médica Sara Jane Batista.

Durante toda a semana um caminhão esteve em praça pública realizando os exames, com equipe especializada e aparelhos de última geração.

O secretário de Saúde, Claudimar Xavier, destacou o intenso trabalho desenvolvido durante os dias da última semana.

“Uma das formas que encontramos para celebrar nosso aniversário foi proporcionando saúde para nosso povo. Nesta ocasião, estamos trabalhando em prol da saúde das mulheres de Betânia do Piauí. O mutirão esteve disponível a todas as mulheres daqui de Betânia. Foi um programa que iniciava pela manhã e se encerrava à noite. Então cremos que pudemos atender a todas, visando sempre o desenvolvimento positivo da saúde em nossa cidade, especialmente com o trabalho intenso das agentes comunitárias de saúde que foram de casa em casa convidar nossas mulheres e acompanhá-las durante a consulta”, disse o secretário.

O prefeito municipal de Betânia do Piauí, Fábio Macêdo, pontuou que todo o projeto foi desenvolvido com recursos próprios.

“É com muita satisfação que a gente anuncia, graças a Deus, e com um grande esforço, que conseguimos pagar com recursos próprios e contratar a equipe da Doutora Sara para que estivessem aqui desde segunda-feira (17) até este sábado, realizando esses exames com o objetivo de prevenir as mulheres de nosso município contra o câncer de mama. Os exames foram realizados dentro da idade mínima necessária, considerando que são o público de maior risco. Então, atendendo à toda demanda, uma equipe especializada, com aparelhos de última geração fez esse trabalho”, destacou Fábio Macêdo.

O gestor agradeceu a todas as mulheres que compareceram para a realização do exame preventivo e, consequentemente, colaboraram com a saúde própria. Esta é a primeira vez que o prefeito Fábio Macêdo realiza o mutirão no município.

“Graças a Deus conseguimos, pela primeira vez, em Betânia do Piauí, ter esse tipo de ação e aqui fica o nosso compromisso de continuar esse trabalho preventivo nos próximos anos de nossa gestão. Agradeço a todas as mulheres que compareceram, assim como aos profissionais de saúde, em nome do secretário Cláudio”, agradeceu o prefeito de Betânia.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais