26.4 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Bolsa Família: mais de 40 beneficiários denunciam “saque falso” no Piauí

O 4º Distrito Policial de Teresina recebeu, nos últimos dois dias, mais de 40 denúncias referentes à supostas fraudes no recebimento do benefício do programa Bolsa Família. Os beneficiários relatam que, ao tentarem sacar os valores em terminais de autoatendimento, foram informados que o saque já tinha sido efetuado.

Os beneficiários tentaram efetuar os saques na agência da Caixa Econômica do bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital. O delegado Josimar Brito informou  que o número de Boletins de Ocorrência sobre essa suposta fraude aumentou “terrivelmente” nos últimos dias e que há desconfiança que o sistema de segurança da Caixa tenha sido violado.

De acordo com o delegado, nenhum beneficiário perdeu o cartão e nem se queixa de um parente ter feito o saque sem autorização. “Pode ser gente de dentro do sistema, que conhece os dados e senha do cartão. O aumento das ocorrências é referente apenas aos saques do Bolsa Família, não tem registro, por exemplo, da instalação de chupa-cabras nos terminais”, disse o delegado.

Chupa-cabra é uma espécie de aparelho que é colocado nos terminais de autoatendimento e obtém os dados e senhas do cartão.

O delegado Josimar afirma que os beneficiários procuraram a agência da Caixa Econômica do Parque Piauí, que teria os orientado a registrar Boletim de Ocorrência.

“A Caixa pediu B.O para fazer uma investigação interna. Se tiver acontecido violação no sistema de segurança da Caixa, a Caixa também é vítima”, acrescenta o delegado.

Em nota enviada ao Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa nacional da Caixa informou que não foi identificada nenhuma violação no sistema  de segurança do banco.

A Caixa esclarece que, nos casos onde houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.

A Caixa  informou, ainda, que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes.

Veja nota completa


  • A CAIXA informa que a área de segurança do banco realiza o monitoramento e mapeamento de ocorrências, em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes.
  • Com relação ao caso apresentado, informamos que não foi identificada qualquer violação nos sistemas de segurança da CAIXA.
  • Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da CAIXA.
  • Para os casos em que houver constatação de saque fraudulento, o beneficiário será ressarcido.
  • Destacamos que a CAIXA realiza monitoramento das transações de pagamento de benefícios sociais com o objetivo de coibir eventuais ocorrências de fraude.
  • Outras informações sobre contestação de saque podem ser obtidas pelo beneficiário por meio do atendimento CAIXA ao cidadão 0800 726 0207.

Fonte: Izabella Pimentel / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais